Descrição
Apostila Digital Concurso UFSC 2022 Fonoaudiólogo
Cargo: Fonoaudiólogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Programa: Compreensão e interpretação de textos: ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas; fatos e opiniões; relações intratextuais e intertextuais. Coesão e coerência textual. Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto; denotação e conotação. Aspectos gramaticais: concordância e regência verbal e nominal; funcionamento de diferentes recursos gramaticais no texto (níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico); pontuação. Gêneros textuais: formas e funções.
NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO: Programa: Lei 8.112/1990 e suas alterações (RJU); Lei 11.091/2005 e suas alterações (PCCTAE); Decreto no 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética); Estatuto da UFSC; Regimento Geral da UFSC; e, Resolução Normativa n. 042/CUn/2014 (Cria a Corregedoria da UFSC).
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Programa: Componentes de computadores e periféricos. Utilização do sistema operacional Windows 10. Utilização dos aplicativos Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint. Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet.
INGLÊS: Programa: A prova de língua inglesa priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados, em níveis de compreensão global e detalhada. Serão utilizados textos de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário, tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá demonstrar conhecimento lexical e gramatical da língua mediante compreensão dos textos selecionados. As questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua inglesa; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto.
ESPANHOL: Programa: A prova de língua espanhola priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário; tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá mostrar domínio de vocabulário e da estrutura da língua mediante compreensão dos textos selecionados. Dessa forma, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua espanhola; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto.
NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: Programa: 1. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: conceitos e fundamentos; 2. ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável); 3. Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social, governance); 4. Economia circular; 5. Análise de ciclo de vida; 6. Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e seus seis eixos temáticos.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Morfofisiopatologia da audição e fonação. 2. Anátomofisiologia do sistema sensório motor oral e avaliação miofuncional orofacial. 3. Fundamentos de Física e Biofísica. 4. Biossegurança aplicada à Fonoaudiologia. 5. Legislação do SUS: princípios e diretrizes e consolidação do SUS do SUS, o SUS na constituição federal, Lei 8080/90, Lei 8142/90, Prevenção e promoção em fonoaudiologia, Redes de atenção à saúde. 6. Disfonias: definição, etiologia, avaliação, terapia. 7. Definição, etiologia, avaliação e terapia de: disfagias orofaríngeas e laringectomia. 8. Avaliação videofluoroscópica e nasolaringofibroscópica da deglutição. 9. Atuação do fonoaudiólogo em UTI neonatal, avaliação e estimulação de neonatos. 10. Etiologia, avaliação e terapia dos distúrbios da motricidade orofacial. 11. Etiologia, avaliação e terapia dos distúrbios da linguagem. 12. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. 13. Práticas fonoaudiológicas na educação. 14. Desenvolvimento do comportamento auditivo no bebê normal e de alto risco. 15. Avaliação audiológica básica (audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria): conceitos, aplicação e interpretação de resultados. 16. Avaliação auditiva comportamental e lúdica: aplicação, testes e interpretação dos resultados. 17. A contribuição da avaliação eletrofisiológica no diagnóstico precoce da deficiência auditiva (emissões otoacústicas, potencial evocado auditivo de tronco encefálico, potencial evocado auditivo de estado estável): conceitos, aplicação e interpretação dos resultados no diagnóstico clínico. 18. Processamento auditivo: conceitos, avaliação e terapia. 19. Dispositivos auditivos (aparelho de amplificação sonora individual, sistema FM e implante coclear): conceitos, características do processamento do sinal, indicação, testes utilizados na seleção e adaptação. 20. Abordagem terapêutica para reabilitação da criança, adulto e idoso com deficiência auditiva.
Apostila Digital Concurso UFSC 2022 Fonoaudiólogo