Descrição
Apostila Digital CRMV RJ 2022 Auxiliar Administrativo
Cargo: Auxiliar Administrativo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Médio
Banca: QUADRIX
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1626
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Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementosde referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego detempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e deperíodos do texto. 6.4 Reescrita de textosde diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidênciada República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilizaçãode tecnologias, ferramentas, aplicativos eprocedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardwaree de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010,2013 e 365).3 Noções de sistema operacional (ambienteWindows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa decorreio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítiosde buscae pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação:procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, wormse pragasvirtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispywareetc.). 12 Procedimentos de backup.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).2Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras detrês simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias,inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acessoàinformação: Lei nº12.527/2011; e Decreto nº7.724/2012. 6 Decreto nº9.830/2019.2.2
ATUALIDADES: 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
NNoções de Administração.1 Gestão de pessoas.1. 1 Equilíbrio organizacional.1.2 Objetivos,desafios e características da gestão de pessoas. 1.3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/ organização, motivação,liderança,desempenho.2 Gestão da qualidadeemodelodeexcelênciagerencial.2.1Principaisteóricosesuas contribuições para a gestão da qualidade. 2.2 Ciclo PDCA. 2.3 Ferramentas de gestão da qualidade.3 Noções de gestão de processos.3.1 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.4 Noções de administração de recursos materiais. 4.1Classificação de materiais. 4.1.1Atributosparaaclassificaçãodemateriais.4.1.2Tiposdeclassificação.4.1.3MetodologiadecálculodacurvaABC. 4.2Gestão de estoques.4.3 Recebimentoe armazenagem.4.3.1 Entrada.4.3.2 Conferência.4.3.3 Objetivosda armazenagem.4.3.4 Critérios e técnicasde armazenagem. 4.3.5 Arranjo físico (leiaute).4.4 Distribuição de materiais. 4.4.1 Características das modalidades de transporte.4.4.2 Estrutura para distribuição.4.5 Gestão patrimonial.4.5.1 Tombamento de bens.4.5.2 Controle debens.4.5.3 Inventário.4.5.4Alienação de bens.4.5.5Alteraçõese baixa de bens.5 Noções de arquivologia. 5.1 Arquivística: princípios e conceitos. 5.2 Legislação arquivística. 5.3 Gestão dedocumentos. 5.3.1Protocolo: recebimento, registro, distribuição,tramitação e expedição de documentos.5.3.2 Classificaçãode documentos de arquivo. 5.3.3 Arquivamento e ordenação de documentosde arquivo. 5.3.4 Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 5.4 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo.5.5 Preservação econservação dedocumentos de arquivo. 5.6 Triagemeeliminação de documentos e processos, 5.7 Digitalização de documentos.5.8 Controle de qualidadeda digitalização.6 Atendimento ao Público.6.1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade;apresentação;atenção; cortesia;interesse; presteza;eficiência; tolerância; discrição; conduta;objetividade.7 Trabalho emequipe.7.1 Personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento;comportamentor e ceptivoedefensivo;empatia;compreensão mútua.8 Postura profissiona e relações interpessoais.9 Comunicação.10 Legislação do SistemaCFMV/CRMVs: Legislação do SistemaCFMV/CRMVs: LeiFederal nº5.517/1968. Lei Federal nº5.550/1968. Decreto nº64.704/1969. Decreto nº 69.134/1971. Resolução CFMV nº587/1992. Resolução CFMV nº591/1992. Resolução CFMV nº672/2000. Resolução CFMV nº682/2001.Resolução CFMV nº683/2001. Resolução CFMV nº867/2007. Resolução CFMV nº1041/2013. Resolução CFMV no1049/2014. Resolução CFMV no1138/2016. Resolução CFMVnº1177/2017. Resolução CFMV nº 1267/2019.Resolução CFMV nº1275/2019. Resolução CFMV nº1298/2019. Resolução CFMV nº1330/2020. E as devidasalterações posteriores
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