Descrição
Apostila Digital IFPR 2023 Professor Engenharia Materiais
Cargo: Professor de Engenharia Materiais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; 13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1. Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica 2. O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica 3. Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica 4. Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica 5. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais 6. O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica 7. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais 8. Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil 9. A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica 10. A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica 11. A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica 12. Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
LEGISLAÇÃO APLICADA AO IFPR: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214) 2. Lei n.º 8.112/1990 3. Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações 4. Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 7. Lei n.º 13.005/2014 8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento 10. Lei n.º 13.146/2015 11. Decreto n.º 1.171/1994 12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 13. Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais 14. Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia 15. Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos 16. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio 17. Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensinoaprendizagem no âmbito do IFPR 18. Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade Proeja no IFPR 19. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Prova objetiva 1. Estrutura e ligações interatômicas em sólidos cristalinos 1.1 Estrutura atômica 1.2 Tipos de ligações atômicas nos sólidos 1.3 Tipos de estruturas cristalinas em metais 1.4 Coordenadas dos pontos, direções e planos cristalográficos 1.5 Materiais cristalinos e não cristalino 2. Imperfeições nos sólidos 2.1 Defeitos pontuais 2.2 Defeitos lineares 2.3 Defeitos volumétricos 3. Propriedades mecânicas dos materiais metálicos 3.1 Conceitos de tensão e deformação 3.2 Deformação elástica 3.3 Deformação plástica 3.4 Ensaios de dureza 4. Falhas em materiais metálicos 4.1 Fratura tipo dúctil e frágil 4.2 Princípios da mecânica da fratura 4.3 Tenacidade à fratura 4.4 Fadiga 4.5 Fluência 4.6 Ensaios não destrutivos 5. Diagramas de fases 5.1 Limite de solubilidade, microestruturas e equilíbrio de fases 5.2 Diagramas de fases binários 5.3 O sistema ferro-carbono 5.4 Regra da alavanca 5.5 Diagramas de fases ternários e de materiais cerâmicos 6. Transformações de fases em materiais metálicos 6.1 Cinética de transformações de fases 6.2 Estados metaestáveis e em equilíbrio 6.3 Alterações microestruturais e das propriedades em ligas ferro-carbono 7. Processamento de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos 7.1 Tipos de ligas metálicas 7.2 Fabricação de metais 7.3 Processamento térmico de metais 7.4 Processamento de cerâmicos à base de argila 7.5 Processamento de cerâmicas vítreas 7.6 Polimerização e aditivos 7.7 Técnicas de conformação para plásticos 7.8 Fabricação de elastômeros, fibras e filmes 8. Estruturas e propriedades dos materiais cerâmicos 8.1 Estruturas cerâmicas 8.2 Propriedades mecânicas 9. Estruturas e características dos materiais poliméricos 9.1 Ligações de hidrocarbonetos 9.2 Moléculas poliméricas 9.3 Massa molar 9.4 Forma, estrutura e configurações moleculares 9.5 Polímeros termoplásticos e termofixos 9.6 Defeitos e difusão em polímeros 9.7 Comportamento mecânico dos polímeros 9.8 Fenômenos de cristalização, fusão e transição vítrea em polímeros 9.9 Tipos de polímeros 10. Materiais compósitos 10.1 Compósitos reforçados com partículas 10.2 Compósitos reforçados com fibras 10.3 Compósitos estruturais 11. Corrosão em materiais metálicos 11.1 Eletroquímica 11.2 Estimativa e taxa de corrosão 11.3 Formas de corrosão 11.4 Passividade 11.5 Ambientes corrosivos e modos preventivos 12. Comportamento térmico dos materiais metálicos 12.1 Capacidade calorífica térmica 12.2 Expansão térmica 12.3 Condutividade térmica 12.4 Choque térmico Prova de desempenho didático 1. Difusão em sólidos 1.1 Mecanismos de difusão 1.2 Difusão em regime estacionário e em regime não estacionário 1.3 Fatores que influenciam a difusão 1.4 Caminhos de difusão 2. Discordâncias e mecanismos de aumento de resistência em materiais metálicos 2.1 Discordâncias e deformação plástica 2.2 Mecanismos de aumento da resistência em metais 2.3 Recuperação, recristalização e crescimento de grão 3. Diagramas de fases 3.1 Limite de solubilidade, microestruturas e equilíbrio de fases 3.2 Diagramas de fases binários 3.3 O sistema ferro-carbono 3.4 Regra da alavanca 3.5 Diagramas de fases ternários e de materiais cerâmicos 4. Materiais compósitos 4.1 Compósitos reforçados com partículas 4.2 Compósitos reforçados com fibras 4.3 Compósitos estruturais 5. Seleção de materiais 5.1 Seleção devido às propriedades dos materiais 5.2 Seleção devido a critérios estruturais dos materiais.