Descrição
Apostila Digital IFPR 2023 Professor Engenheiro Ambiental
Cargo: Professor de Engenheiro Ambiental
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; 13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1. Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica 2. O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica 3. Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica 4. Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica 5. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais 6. O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica 7. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais 8. Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil 9. A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica 10. A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica 11. A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica 12. Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
LEGISLAÇÃO APLICADA AO IFPR: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214) 2. Lei n.º 8.112/1990 3. Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações 4. Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 7. Lei n.º 13.005/2014 8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento 10. Lei n.º 13.146/2015 11. Decreto n.º 1.171/1994 12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 13. Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais 14. Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia 15. Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos 16. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio 17. Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensinoaprendizagem no âmbito do IFPR 18. Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade Proeja no IFPR 19. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Prova objetiva 1. Gestão de recursos naturais 2. Gestão de resíduos sólidos e efluentes 3. Gestão ambiental 4. Legislação ambiental 5. Licenciamento ambiental 6. Cartografia e geoprocessamento 7. Educação ambiental 8. Análise, controle e química ambiental 9. Monitoramento de indicadores de qualidade do ar atmosférico 10. Métodos de avaliação de poluição de solos e águas subterrâneas 11. Saneamento: práticas de tratamento de efluentes urbanos e industriais 12. Técnicas de biorremediação e suas aplicabilidades Prova de desempenho didático 1. Gestão de recursos naturais 2. Gestão de resíduos sólidos e efluentes 3. Gestão ambiental 4. Legislação ambiental 5. Educação ambiental