Descrição
Apostila Digital IFPR 2023 Professor Medicina Veterinária
Cargo: Professor de Medicina Veterinária
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; 13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1. Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica 2. O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica 3. Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica 4. Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica 5. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais 6. O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica 7. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais 8. Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil 9. A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica 10. A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica 11. A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica 12. Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
LEGISLAÇÃO APLICADA AO IFPR: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214) 2. Lei n.º 8.112/1990 3. Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações 4. Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 7. Lei n.º 13.005/2014 8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento 10. Lei n.º 13.146/2015 11. Decreto n.º 1.171/1994 12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 13. Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais 14. Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia 15. Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos 16. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio 17. Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensinoaprendizagem no âmbito do IFPR 18. Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade Proeja no IFPR 19. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Prova objetiva 1. Microbiologia do pescado proveniente de aquicultura 2. Biotecnologia aplicada à aquicultura 3. Patologia e sanidade de organismos aquícolas 4. Inspeção do pescado proveniente de aquicultura 5. Análise de alimentos oriundos de aquicultura 6. Ambiência na aquicultura 7. Controle de qualidade na indústria de pescado proveniente de aquicultura 8. Engenharia genética na cadeia da tilapicultura 9. Doenças veiculadas pelo pescado: prevenção e epidemiologia 10. Legislação aplicada à inspeção do pescado 11. Sistema HACCP (hazard analysis critical control point) na indústria do pescado 12. Manutenção da cadeia do frio e qualidade do pescado Prova de desempenho didático 1. Deterioração microbianas em pescado proveniente de aquicultura 2. Profilaxia, higiene e desinfecção na criação de organismos aquáticos 3. Técnicas de diagnóstico de doenças em organismos aquícolas 4. Riscos e limitações ao uso de substâncias químicas aplicadas na criação de organismos aquáticos 5. Métodos de controle de agentes patogênicos observados nas carnes do pescado e derivados