Descrição
Apostila Digital Pref Acopiara CE 2023 Professor PEB II
Cargo: Professor PEB II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIVERSIDADE PATATIVA
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1973
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e Compreensão de Texto; Tiposegêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz,anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressãotemática,parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Ortografia; Significados das palavras– Sinônimos, Antônimos, Parônimos e Homônimos; Denotação e Conotação; Pontuação; AcentuaçãoGráficaeemprego do sinal indicativo de crase; Flexão do substantivo; Figuras de linguagem, Emprego dos Pronomes;Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Variedade linguística, formalidade e informalidade,formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Fonologia: conceitos básicos, classificaçãodos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Reescritadefrases:substituição, deslocamento, paralelismo. Emprego de tempos e modos dos verbos emportuguês. Processosdecoordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos.
CONHECIMENTOS GERAIS: Aspectos geográficos, históricos, políticose administrativos do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de Acopiara – CE; Atualidades históricas científicas,sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientais e administrativas do Mundo, Brasil, Ceará e doMunicípiodeAcopiara – CE
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação. A História da Educação no Brasil. Pensadoreseteorias da educação e processos de aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizado. Didática e PráticaEducativa Relação aluno/professor/escola/comunidade. Educação inclusiva. Avaliação. O trabalho comprojetos. Currículo.Transversalidade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Contemporaneidade e educação. DiversidadeePluralidade cultural. Ludicidade. Metodologia Ativa e Tecnologia na Sala de Aula. O ensino na perspectivadaBaseNacional Comum Curricular. A educação fundamental e suas especificidades. Alfabetização/Letramento. Aleituraea escrita. O trabalho com diferentes tipos de textos. Ensino e aprendizagem de Matemática, Ciências daNaturezaeCiências Humanas. A aprendizagem sobre o mundo físico e natural e a realidade histórica, social, políticaegeográfica. Temas transversais. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. PNE – PlanoNacional deEducação – Lei nº 13.005 de 2014. Constituição Federal – Da Educação, Capítulo III, Seção I. ECA- EstatutodaCriança e do Adolescente. Parecer CNE/CEB n.º 17 / 2001 – Diretrizes Nacionais para a EducaçãoEspecial naEducação Básica. – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Parecer CNE/CEBnº 6/2010.-PARECER CNE/CEB Nº 11/2010 E RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 7/2010; Institui as Diretrizes Curriculares Nacional parao Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva daEducaçãoInclusiva.