Descrição
Apostila Digital Pref Acopiara CE 2023 Psicopedagogo
Cargo: Psicopedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIVERSIDADE PATATIVA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e Compreensão de Texto; Tiposegêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz,anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressãotemática,parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Ortografia; Significados das palavras– Sinônimos, Antônimos, Parônimos e Homônimos; Denotação e Conotação; Pontuação; AcentuaçãoGráficaeemprego do sinal indicativo de crase; Flexão do substantivo; Figuras de linguagem, Emprego dos Pronomes;Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Variedade linguística, formalidade e informalidade,formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Fonologia: conceitos básicos, classificaçãodos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Reescritadefrases:substituição, deslocamento, paralelismo. Emprego de tempos e modos dos verbos emportuguês. Processosdecoordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos.
CONHECIMENTOS GERAIS: Aspectos geográficos, históricos, políticose administrativos do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de Acopiara – CE; Atualidades históricas científicas,sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientais e administrativas do Mundo, Brasil, Ceará e doMunicípiodeAcopiara – CE
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Teorias sobre desenvolvimento e o processo ensino aprendizagem: Os estágios de desenvolvimentocognitivo;Noções de objeto, espaço, causalidade e tempo – a construção do real; A construção do raciocínio matemáticoedosocial na criança; Pensamento e linguagem – alfabetização – letramento; A visão construtivista do erro. Oprocessode socialização: abordagem psicossocial, teoria de Piaget, de Vygotsky; A importância do jogo e da brincadeiranainfância. Educação escolar: desafios e compromissos: A relevância do conhecimento, as exigências deumnovoperfil de cidadão – atuais tendências; Fundamentos e diretrizes do ensino fundamental e da educaçãoinfantil;Currículo e cidadania – desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; Escolainclusiva:acolhimento, socialização, aprendizagem. Gestão escolar e qualidade de ensino: Construção coletiva dapropostapedagógica da escola; O trabalho coletivo – aperfeiçoamento da prática docente; O envolvimento dos professoresna atuação dos colegiados e das instituições escolares; Avaliação institucional e do desempenho escolar. AvaliaçãoEducação Infantil; Cotidiano escolar – forma de aprender e socializar saberes, conviver, desenvolver valoresdeumavida cidadã e enfrentar questões de indisciplina e violência. Aprender e ensinar, construir e interagir: Construçãodo conhecimento; O ensino como intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal; Avaliação. Avaliaçãoqualitativa e a importância da avaliação diagnóstica para o desenvolvimento do trabalho escolar; Conhecimentosprévios; Prática reflexiva na construção de competências para ensinar; Concepções de aprendizagemeteoriasdeensino: a) Reforço – recuperação – atendimento à diversidade de características, de necessidades e deritmosdosalunos; b) Relação professor/aluno – construção de valores – atitudes cooperativas. AprendizagemeensinodeLíngua escrita e oral – leitura, produção de textos, ortografia; a fala que cabe à escola ensinar. Aprendizagemeensino da Matemática. Aprendizagem e ensino de História e Geografia. Aprendizageme ensinodas CiênciasNaturais. Temas transversais. Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: Carga social da escola e compromissosocial do educador – Concepções de Educação e Escola – Ética no trabalho docente – Tendências educacionaisnasala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel doeducador,do educando e da sociedade. Projeto Político Pedagógico. Diferenças e Preconceitos na escola. Currículoemação.Avaliação. Educação Inclusiva. Gestão Participativa na escola. Alfabetização em processo. Reflexõessobrealfabetização. A psicogênese da língua escrita. Constituição Federal de 1988 – ART 205 ao 219. Lei Federal 9394/96.Lei Federal 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente.