Descrição
Apostila Digital Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Inglês
Cargo: Professor de Ensino Fundamental II/ Inglês
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Vunesp
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
BEBEDOURO. Lei n.º 2.693, de 26/08/1997. Regime Jurídico dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 4.072, de 30/12/2009. Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Carreira dos profissionais da Educação do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 5.000, de 23/06/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação.
BEBEDOURO. Lei Complementar n.º 145, de 11/05/2022. Dispõe sobre a organização administrativa e reorganização do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Bebedouro e dá outras providências – Artigos: de 239 a 295 e de 308 a 332.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018, Brasília, pág. 07 – 23 e 241 – 246.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Capítulo III – Seção I – Da Educação – Artigos: de 205 a 214.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13/07/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos do 1º ao 24 e de 53 a 85.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 04, de 13 de julho de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.
BARROS, José D’Assunção. Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 23, e230093, 2018.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MORAN, José Manuel. Principais diferenciais das escolas mais inovadoras.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: uma teoria do conhecimento. 2. Ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48. reimper. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1998
CANALE, M.; Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing+. Applied Linguistics, 1/1, 1980.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
JENKINS, H et al. Confronting the Challenges of participatory culture, media education for the 21st century. Massachusetts: The MIT Press, 2009.
LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13- 24, 1999.
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos. Delta, v. 24, n. 2, p. 309-340, 2008.
MATTOS, A. M. A.; VALÉRIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.
MONTE MÓR, W. M. Multimodalidades e Comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, v. 26, n. 2, 21 mar. 2011.
MONTE MÓR, W. M. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: MACIEL, R. F.; ROCHA, C. H. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013.
NASCIMENTO, A. M. Interculturalidade: apontamentos conceituais e alternativa para a educação bilíngue.
SURES – Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, n. 3, p. 1-19, 2014.
Apostila Digital Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Inglês