Descrição
Apostila Digital Pref Catolé Rocha PB 2023 Fonoaudiólogo
Cargo: Fonoaudiólogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: CPCON
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão/Interpretação de textos (verbais e não verbais); 2. Coesão e coerência textuais (recursos de referenciação, modalização, implícitos, ambiguidade); 3. Caracterização dos gêneros de textos; 4. Aspectos gramaticais/sintáticos (concordância verbal e nominal, colocação pronominal, regência; funções dos constituintes oracionais); 5. Crase; 6. Formação do período composto (Processos de coordenação e de subordinação e sentido resultante da combinação oracional); 7. Funcionamento textual-discursivo das classes de palavras; 8. Sinonímia/antonímia; 9. Variação linguística.
RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos Básicos de Raciocínio Lógico; Princípios do Raciocínio Lógico: Princípio de Identidade, Princípio da Não-Contradição, Princípio do Terceiro Excluído; Compreensão de Estruturas Lógicas; Tautologia, Contradição e Contingência; Conectivos Lógicos; Tabelas-Verdade; Lógica de Argumentação: Analogias, Inferências, Deduções e Conclusões; Diagramas Lógicos; Operações com Conjuntos; Cálculos com Proporções e Porcentagens; Sentenças Abertas; Raciocínio lógico-matemático.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
I. PROMOVER O CONHECIMENTO DO PROCESSO DE NORMALIDADE a. Nos aspectos da fala, audição, voz, motricidade oral e linguagem. b. Nas etapas de aquisição, desenvolvimento e abrangência de comunicação. II. IDENTIFICAR OS TRANSTORNOS FONOAUDIOLÓGICOS a. Na voz, motricidade oral, deglutição, fala, linguagem oral e escrita. III. CONHECER OS CRITÉRIOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO a. Na voz, motricidade oral, deglutição, fala, linguagem oral e escrita. IV. INVESTIGAR OS TRANSTORNOS FONOAUDIOLÓGICOS a. Na voz, motricidade oral, deglutição, fala, linguagem oral e escrita. V. DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PREPARAÇÃO DE DIAGNÓSTICO a. Através de exames e avaliação das respectivas patologias. VI. MELHORAR A CAPACIDADE DE ELABORAÇÃO PARECERES E INFORMES TÉCNICOS a. Promover o desenvolvimento dos pareceres e informes técnicos. VII. DESENVOLVER TERAPIAS E TRATAMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS a. Na voz, motricidade oral, deglutição, fala, linguagem oral e escrita. VIII. PROMOÇÃO E PREVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DIRECIONADA AO PÚBLICO ALVO a. Atuar na promoção, preservação e recuperação funcional da comunicação humana; b. Possuir competências e habilidades técnicas e éticas que permitam avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios da comunicação humana, pertinentes ao campo fonoaudiológico; c. Analisar e participar de projetos de pesquisa disciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar e de inovações técnico-científicas, no campo fonoaudiológico; IX. TRABALHAR COM EQUIPES INTERDISCIPLINARES a. Atuar em equipes profissionais inter e multidisciplinares; X. TRABALHAR COM A POPULAÇÃO ESPECIAL a. Trabalhar população especial no que refere as suas necessidades comunicativas.