Descrição
Apostila Digital Pref União PI 2022 Professor 1º ao 5º Ano
Cargo: Professor 1º ao 5º Ano
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COPESE UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$73,98 por R$36,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Bases epistemológicas da Educação. Teorias da aprendizagem. Concepções de ensino e aprendizagem. Didática: Identidade docente. Elementos da relação pedagógica. Planejamento, organização e estratégias de ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Projeto Político Pedagógico – PPP – Princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização curricular na Educação Básica e a BNCC. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação – 2014-2024-Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do AdolescenteLei nº 8.069 de 13/07/1990. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 28 DE MAIO DE 2021 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o alinhamento à BNCC e demais aspectos. A relação educação, escola e sociedade; a educação no contexto político da Reforma do Estado; O processo constituinte de 1988 e o processo de discussão, elaboração e aprovação da nova LDB; a dimensão política e pedagógica da organização escolar brasileira. Funções e responsabilidades pedagógicas e político-sociais do professor. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As tecnologias da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LEITURA E ESCRITA: Aspectos conceituais e usos funcionais da escrita, psicogênese da escrita, fatores psicossociais e linguísticos na aquisição da leitura e da escrita, metodologias da alfabetização. O processo de letramento. Práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades, conforme a BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. DIDÁTICA: Elementos da Didática. Conceito e objeto; objetivos de Ensino; Conteúdo de Ensino; Metodologia de Ensino e Avaliação; Plano e Planejamento. (Componentes do planejamento). O Papel do Professor na sala de aula; O Processo Ensino-Aprendizagem; A Educação como Agente de transformação social. FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS E LEGAIS DO CURRÍCULO: A Proposta do Ensino Fundamental levando-se em consideração: promoção, repetência e evasão. A Organização da Escolaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Organização do Conhecimento escolar; Área e Temas Transversais; Objetivos, Conteúdos e Avaliação; Autonomia e Diversidade; Interação e Cooperação. GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: Gestão escolar; Fundamentos sociais e políticos; Natureza do trabalho pedagógico escolar; Relações interpessoais na instituição educativa; Projeto pedagógico escolar. Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE. Tendências atuais de gestão escolar. LEGISLAÇÃO DE ENSINO: Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação. Constituição Federal de 1988, Capítulo III, Seção I – Da Educação, da Cultura e do Desporto; LDB 9.394/96 e seus dispositivos legais complementares. O Ensino Fundamental de nove anos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. CONHECIMENTOS SOCIAIS: As Regiões Brasileiras: Aspectos físicos, econômicos e humanos da Região Nordeste; Conhecimentos Básicos de Geografia e História do Piauí. O homem e o meio ambiente. Ecologia. Higiene e saúde. Preservação ambiental. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números naturais, inteiros e racionais: operações fundamentais e resolução de problemas que envolvam as quatro operações; Frações numéricas. Matemática dos Anos iniciais: Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, conforme a BNCC.
Apostila Digital Pref União PI 2022 Professor 1º ao 5º Ano