Descrição
Apostila Digital REDE SARAH 2022 Professor Educação Física
Cargo: Professor Educação Física
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 744
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$59,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Anatomia humana – Tecidos conjuntivos, classificações, características e funções. Sistema esquelético. Sistema articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Cinesiologia – Sistemas esquelético, articular, muscular e nervoso. Artrocinemática. Biomecânica básica. Cinesiologia clínica dos membros superiores, inferiores e do tronco. Alavancas. A cinesiologia na atividade física. Fisiologia geral e do exercício – Os sistemas nervoso, muscular, pulmonar, cardiovascular e o exercício físico. Macronutrientes, micronutrientes e a produção de energia. Transferência de energia durante o exercício físico. Mensuração do gasto energético durante o repouso e o exercício físico. Hormônios, exercícios e aptidão física. Meio ambiente e exercício físico. Recursos ergogênicos: conceitos e consequências. Benefícios do exercício relacionados à saúde: envelhecimento, obesidade, diabetes, hipertensão. Importância do exercício físico para mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Medidas e avaliação em Educação Física – Definição e objetivos. Conceituação de testes, medidas e avaliações. Seleção de testes e medidas. Instrumentos de medidas e avaliações. Biometria. Avaliação da aptidão física e composição corporal. Treinamento esportivo – Princípios científicos do treinamento. Planejamento do treinamento. A fisiologia das capacidades motoras. Metodologias de treinamento da resistência, força, velocidade e flexibilidade. Efeitos fisiológicos do treinamento. Fatores influenciadores da performance esportiva. Classificação das modalidades esportivas. O treinamento para crianças e adolescentes. Avaliação do treinamento. Aprendizagem motora – Introdução à aprendizagem motora: conceitos básicos. Habilidades e capacidades motoras: classificação e avaliação. Controle do movimento coordenado: a) teorias explicativas do controle motor, b) preparação do sistema de controle motor. A aprendizagem das habilidades motoras: a) observação das características do desempenho, b) transferência da aprendizagem. Instruções e feedback para a aprendizagem. Condições de prática. Individualidade biológica. Crescimento e desenvolvimento motor – Visão geral do crescimento e desenvolvimento motor. Teorias do desenvolvimento humano. Classificações etárias do desenvolvimento humano. Classificação das habilidades motoras. Fases do desenvolvimento motor. Fatores que afetam o crescimento e o desenvolvimento motor. Desenvolvimento motor na infância, adolescência e idade adulta. Psicologia do esporte – Psicologia da criança. Conceitos de aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento psicomotor. Desenvolvimento da linguagem. Motivação e aprendizagem. Concentração. Liderança. O jogo e o desenvolvimento infantil. Aspectos psicossociais do desporto. Recreação e lazer – Conceitos de recreação, lazer, ludicidade, brinquedo, brincadeira, jogo, ócio. Fundamentos da recreação e lazer. Elementos da recreação e lazer. Lazer e Educação Física. Papel pedagógico do jogo. Jogos cooperativos. Jogos competitivos. Jogos de tabuleiro. Dimensão pedagógica e técnico-funcional aplicada – Fundamentos teórico-metodológicos articulados ao processo de ensino-aprendizagem. Gestão e organização das diversas possibilidades de intervenção do profissional. Domínio dos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais da intervenção profissional. Estilos de ensino aplicados à Educação Física. Intervenção profissional e interdisciplinaridade. Avaliação diagnóstica dos interesses, das expectativas e das necessidades dos indivíduos. Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes técnicas. Conhecimentos em Neuroreabilitação – Noções básicas de Neuroreabilitação em Lesão Medular, em Lesões Neurológicas (Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Cranioencefálico e Paralisia Cerebral) e Ortopédicas. Esportes paralímpicos – Noções básicas sobre elegibilidade, classificação e funcionalidade em modalidades paralímpicas. Regras de modalidades paralímpicas.
Apostila Digital REDE SARAH 2022 Professor Educação Física