Descrição
Apostila Digital Residência EBSERH 2022 Fonoaudiologia
Cargo: Fonoaudiologia
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AOCP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$65,98 por R$32,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
História das políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária brasileira. Sistema Único de Saúde (SUS): Princípios, diretrizes e arcabouço de sustentação legal Legislações estruturantes do SUS Organização e funcionamento. Controle Social do SUS. Redes de Atenção à Saúde. Epidemiologia da saúde. Vigilância em Saúde. Promoção da Saúde e seus fundamentos. Medidas de prevenção, protocolos e orientações para os serviços de saúde aos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) Estratégia Saúde da Família e Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção integral à saúde dos povos indígenas, ciganos, das pessoas privadas de liberdade, da população em situação de rua e população negra. Saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Qualidade e segurança no cuidado em saúde. Avaliação em saúde. Bioética. Segurança do Paciente. Liderança no Trabalho. Modelos Assistenciais em Saúde: organização da assistência à saúde; Monitoramento de Indicadores de Estrutura, Processo e Resultados; Norma Regulamentadora 32 (NR 32); Trabalho em equipe multidisciplinar.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Audiologia; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na linguagem; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na motricidade orofacial; avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Saúde Coletiva; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso em voz; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na disfagia; avaliação, diagnóstico e Intervenção em criança, adulto e idoso na Fonoaudiologia Educacional; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Fonoaudiologia Neurofuncional: Avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Fonoaudiologia do Trabalho; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Neuropsicologia; Anatomofisiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção em criança, adulto e idoso na Fluência. Avaliação, diagnóstico e intervenção na Gerontologia; Ética Profissional; Fonoaudiologia e terapia nutricional Impacto da intubação orotraqueal nas funções de fonação, fala e deglutição. Impacto da traqueostomia nas funções de fonação, fala e deglutição. Indicação e interpretação de exames complementares: videoendoscopia da deglutição e videofluoroscopia da deglutição. Redes de Atenção à Saúde; Trabalho em Equipe e Interdisciplinaridade; As Habilidades e Atitudes constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do curso de graduação em Fisioterapia que são passiveis de avaliação em prova teórica. Habilidades Compreensão e domínio de procedimentos – realizar anamnese, avaliação (seleção de método e interpretação), tratamento e orientação. Planejar e executar ações conforme demanda social conjuntamente com equipes de referência e comunidade, além de avaliar o impacto dos projetos/ processos de intervenção e elaborar criticamente o amplo leque de questões clínicas, científico-filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fonoaudiólogo. Comunicação durante o atendimento. Interagir efetivamente com pacientes, famílias, profissionais, comunidade para promover a saúde fonoaudiológica. Analisar relatórios de avaliação. Utilizar, acompanhar e incorporar inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico, de forma a qualificar o trabalho fonoaudiológico e atender às necessidades sociais. Conhecer e atuar em políticas públicas da área da saúde e de educação, de forma a buscar a resolução de problemas de saúde e educação. Elaborar e construir indicadores e balizadores em relação as necessidades fonoaudiológicas e demandas de saúde e educação. Atitudes Realizar ações de modo apropriado e efetivo. Observar, descrever e interpretar de modo fundamentado e crítico as situações da realidade. Pensar sua profissão e atuação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação em instâncias de controle social e contribuição social que concernem ao seu universo profissional. Relação com a equipe. Situar a Fonoaudiologia em relação às outras áreas do saber que compõem e compartilham sua formação e atuação. Desenvolver, participar e/ou analisar projetos de atuação profissional disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares e interprofissionais. Ética. Reconhecer a saúde e educação como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência. Aplicar práticas fonoaudiológicas baseada nas melhores evidências científicas. Manter registro de maneira consistente de forma a atender aspectos legais e os padrões de qualidade profissional.
Apostila Digital Residência EBSERH 2022 Fonoaudiologia