Descrição
Apostila Digital Residência EBSERH 2022 Terapeuta Ocupacional
Cargo: Terapeuta Ocupacional
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AOCP
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 798
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$65,98 por R$32,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
História das políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária brasileira. Sistema Único de Saúde (SUS): Princípios, diretrizes e arcabouço de sustentação legal Legislações estruturantes do SUS Organização e funcionamento. Controle Social do SUS. Redes de Atenção à Saúde. Epidemiologia da saúde. Vigilância em Saúde. Promoção da Saúde e seus fundamentos. Medidas de prevenção, protocolos e orientações para os serviços de saúde aos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) Estratégia Saúde da Família e Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção integral à saúde dos povos indígenas, ciganos, das pessoas privadas de liberdade, da população em situação de rua e população negra. Saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Qualidade e segurança no cuidado em saúde. Avaliação em saúde. Bioética. Segurança do Paciente. Liderança no Trabalho. Modelos Assistenciais em Saúde: organização da assistência à saúde; Monitoramento de Indicadores de Estrutura, Processo e Resultados; Norma Regulamentadora 32 (NR 32); Trabalho em equipe multidisciplinar.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional (Resolução Coffito nº425, de 08 de Julho de 2013). Fundamentos da Terapia Ocupacional. Estrutura da Prática em Terapia Ocupacional. Processos de Avaliação em Terapia Ocupacional (condições físicas, psíquica e social). Práticas, métodos e técnicas de Terapia Ocupacional em contexto hospitalar e afins. Desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças. Criação, promoção e estabelecimento de espaços lúdicos (brinquedotecas – legislação). Ambiência (diferentes ciclos). Desenvolvimento humano. Alívio da dor e sintomas desconfortáveis, conservação de energia. Recursos de Comunicação Complementar ou Alternativa e Tecnologia Assistiva. Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. Terapia Ocupacional em Reabilitação Física. Terapia Ocupacional em Reabilitação Psicossocial e Comunitária. Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Terapia Ocupacional aplicada à Neonatologia e Pediatria. Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia. Terapia Ocupacional na atenção ao adulto Terapia Ocupacional em Oncologia e Cuidados Paliativos. Terapia Ocupacional na atenção Cardiopulmonar. Terapia Ocupacional para pacientes e familiares em situações de perda e luto. Terapia Ocupacional na atenção primária à saúde; Terapia Ocupacional nas disfunções neurológicas e sensoriais (do adulto e pediátrico); Habilidades e Atitudes constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do curso de graduação em Terapia Ocupacional que são passiveis de avaliação em prova teórica: Compreender o processo de construção do fazer humano, isto é, de como o homem realiza suas escolhas ocupacionais, utiliza e desenvolve suas habilidades, se reconhece e reconhece a sua ação; Identificar, entender, analisar e interpretar as desordens da dimensão ocupacional do ser humano e a utilizar, como instrumento de intervenção, as diferentes atividades humanas quais sejam as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras; utilizar o raciocínio terapêutico ocupacional para realizar a análise da situação na qual se propõe a intervir, o diagnóstico clínico e/ou institucional, a intervenção propriamente dita, a escolha da abordagem terapêutica apropriada e a avaliação dos resultados alcançados. Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção; Conhecer os princípios éticos que norteiam os terapeutas ocupacionais em relação as suas atividades de pesquisa, à prática profissional, à participação em equipes interprofissionais, bem como às relações terapeuta-paciente/cliente/usuário; Conhecer os principais métodos de avaliação e registro, formulação de objetivos, estratégias de intervenção e verificação da eficácia das ações propostas em Terapia Ocupacional; Conhecer as bases conceituais das terapias pelo movimento: neuro-evolutivas, neuro-fisiológicas e biomecânicas, psicocorporais, cinesioterápicas entre outras; Conhecer a tecnologia assistiva e acessibilidade, através da indicação, confecção e treinamento de dispositivos, adaptações, órteses, próteses e software; Desenvolver atividades profissionais com diferentes grupos populacionais em situação de risco e ou alteração nos aspectos: físico, sensorial, percepto-cognitivo, mental, psíquico e social; Conhecer os principais procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais utilizados tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e comunitários.
Apostila Digital Residência EBSERH 2022 Terapeuta Ocupacional