Descrição
Apostila Digital Seletivo SEED PR 2022 Professor de Geografia
Cargo: Professor de Geografia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Instituto CONSULPLAN
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Compreensão de textos digitais e multimodais; Domínio da ortografia e gramática oficial; Emprego dos sinais de pontuação; Emprego de crase; regência nominal e verbal; Uso dos sinais de pontuação e outras notações; Concordância verbal e nominal; Reconhecimento de formas linguageiras em circulação na internet.
Estatuto da Criança e do Adolescente:
ECA – Art. 56, 232, 245 e 249.
Conhecimentos Didáticos:
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação.
A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; tecnologias digitais como ferramenta para o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas.
A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); O conhecimento e o desenvolvimento das competências e habilidades; estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do jovem.
A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.
O ACOMPANHAMENTO AO ESTUDANTE COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: estratégias direcionadas, o desenvolvimento cognitivo e emocional da aprendizagem, a importância da integração entre o professor regente e os profissionais de apoio ao estudante com deficiência.
DOCUMENTOS CURRICULARES DO PARANÁ E SEU QUADRO ORGANIZADOR.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e Google Meet.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Conhecimento cartográfico. 1.1 Orientação e localização no espaço geográfico; 1.2 Coordenadas cartográficas; 1.3 Projeções cartográficas; 1.4 Escala; 1.5 Representações do espaço geográfico (croqui, carta, mapa, planta, maquete, bloco diagrama); 1.6 Sistema de fusos horários; 1.7 Conceitos básicos de Geotecnologias. 2. Industrialização do espaço mundial e brasileiro. 2.1 Fases das revoluções industriais; 2.2 Tipos de indústrias; 2.3 Revolução Técnico-Científica-Informacional; 2.4 Principais centros industriais do mundo; 2.5 Características da industrialização brasileira (evolução histórica e situação atual); 2.6 Concentração e desconcentração industrial no Brasil; 2.7 Fontes de energia (renováveis e não renováveis); 2.9 Matriz energética brasileira. 3. Globalização e as relações geopolíticas. 3.1 Ordem bipolar; 3.2 Nova ordem mundial; 3.3 Globalização e mundialização; 3.4 As grandes corporações e as transnacionais; 3.5 Crises econômicas; 3.6 Acordos e blocos econômicos; 3.7 Redes geográficas e fluxo de informações; 3.8 Fluxos financeiros; 3.9 Sociedade de consumo. 4. Dinâmica demográfica e o processo de urbanização no Brasil e no mundo. 4.1 Teorias demográficas; 4.2 Taxas demográficas (densidade demográficas, natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, crescimento populacional, expectativa de vida, taxa de fecundidade); 4.3 Pirâmides etárias e o envelhecimento da população; 4.4 Análise socioeconômica da população (PIB per capita, concentração de renda, IDH, Índice de Gini) 4.5 Redes e hierarquia urbana; 4.6 Cidades globais; 4.7 Processo de urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; 4.8 Fluxos migratórios contemporâneos. 5. O espaço agrário. 5.1 Sistemas de produção agropecuários; 5.2 Produção agropecuária brasileira e paranaense; 5.3 Estrutura fundiária brasileira; 5.4 Movimentos sociais do campo; 5.5 Agropecuária e meio ambiente. 6. A geopolítica dos conflitos internacionais. 6.1 Conflitos territoriais no mundo; 6.2 Tensões por interesses econômicos e recursos naturais; 6.3 Rivalidades étnico-religiosas; 6.4 Conflitos atuais em escala global; 6.5 Conflitos na África; 6.6 Conflitos no Oriente Médio; 6.7 Conflitos na América Latina; 6.8 Terrorismo; 6.9 Movimentos nacionalistas e separatistas; 6.10 O papel da ONU. 7. Problemas socioambientais no Brasil e no mundo. 7.1 Problemas socioambientais urbanos; 7.2 Desenvolvimento sustentável; 7.3 Conferências mundiais de meio ambiente; 7.4 Aquecimento global e as mudanças climáticas; 7.5 O consumo e a produção de lixo; 7.6 Escassez de água no mundo. 8. O estudo do espaço geográfico. 8.1 Conceito de espaço geográfico; 8.2 O trabalho e a transformação do espaço geográfico; 8.3 Paisagem; 8.4 Transformações nas paisagens; 8.5 Lugar; 8.6 Território, país, Estado e nação; 8.7 Região e regionalização. 9. O planeta Terra. 9.1 Movimentos da Terra; 9.2 Zonas térmicas; 9.3 Estações do ano; 9.4 Estrutura e dinâmica interna da Terra; 9.5 Rochas e minerais. 10. Aspectos físicos do Brasil e do mundo. 10.1 Estrutura geológica (Dobramentos modernos, bacias sedimentares e escudos cristalinos); 10.2 Formas do relevo terrestre; 10.3 Agentes modeladores transformadores do relevo; 10.4 Classificação do relevo brasileiro; 10.5 O relevo do Paraná; 10.6 O tempo atmosférico e o clima; 10.7 Climas e tipos de vegetação da Terra; 10.8 Domínios morfoclimáticos do Brasil e do Paraná; 10.9 Hidrografia brasileira.
Apostila Digital Seletivo SEED PR 2022 Professor de Geografia