Descrição
Apostila Digital UFSC 2023 Pedagogo Orientador Especial
Cargo: Pedagogo Orientador Especial
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COPERVE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Programa: Compreensão e interpretação de textos: ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas; fatos e opiniões; relações intratextuais e intertextuais. Coesão e coerência textual. Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto; denotação e conotação. Aspectos gramaticais: concordância e regência verbal e nominal; funcionamento de diferentes recursos gramaticais no texto (níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico); pontuação. Gêneros textuais: formas e funções.
NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO: Programa: Constituição Federal, Arts. 37 a 41 (Da Administração Pública e Dos Servidores Públicos); Lei n o 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais); Lei n o 9.784/99 e suas alterações (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal); Lei n o 11.091/2005 e suas alterações (Plano de Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação); Decreto n o 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética); Estatuto da UFSC; Regimento Geral da UFSC. – A legislação de que trata o programa abrange as alterações até a data de publicação do Edital do concurso.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Programa: Componentes de computadores e periféricos. Utilização do sistema operacional Windows 10. Utilização dos aplicativos Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint. Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet.
NOÇÕES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: INGLÊS Programa: A prova de língua inglesa priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados, em níveis de compreensão global e detalhada. Serão utilizados textos de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário, tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá demonstrar conhecimento lexical e gramatical da língua mediante compreensão dos textos selecionados. As questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua inglesa; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto. ESPANHOL Programa: A prova de língua espanhola priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário; tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá mostrar domínio de vocabulário e da estrutura da língua mediante compreensão dos textos selecionados. Dessa forma, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua espanhola; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto.
NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: Programa: 1. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: conceitos e fundamentos; 2. ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável); 3. Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social, governance); 4. Economia circular; 5. Análise de ciclo de vida; 6. Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e seus seis eixos temáticos. – A legislação de que trata o programa abrange as alterações até a data de publicação do Edital do concurso.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Aspectos históricos da educação especial; 2. Políticas públicas para a educação especial no contexto brasileiro; 3. Políticas públicas para garantia dos direitos das pessoas com deficiência; 4. Diferentes concepções de deficiência; 5. Caracterização dos estudantes da educação especial; 6. A educação especial na educação básica e na educação superior; 7. Estudantes com deficiência e questões curriculares nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino; 8. Estratégias pedagógicas para a educação especial em uma perspectiva inclusiva. 9. Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar de estudantes com deficiência; 10. Recursos de acessibilidade educacional na educação básica e na educação superior; 11. As instituições especializadas e a educação dos estudantes com deficiência; 12. Formação de professores da educação especial e atuação na educação básica.