Descrição
Apostila Diretor Educacional Apiaí SP 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Apiaí SP 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 34 + CR
- Inscrições Até: 17/11/2024
- Salário Até: R$ 5.049,40
- Taxa de Inscrição: R$ 46,00 A R$ 75,00
- Data da Prova: 15/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto ACESS
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Apiaí SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística; compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia e gênero textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Raciocínio Lógico e Matemático: Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Análise combinatória e probabilidade. Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Regra de três simples e compostas. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Conjuntos numéricos. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios. Razões especiais. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria.
Legislação Educacional: BNC Diretor Escolar – PARECER CNE/CP Nº 04/2021. Base Nacional Comum Curricular/ BNCC MEC/SEB2017. Estatuto da Criança e Adolescente – ECA – Lei nº 8069/1990. Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei nº 9394/1996. Constituição Federal – 1988 – Capítulo Educação, Art. 205 a 217. Lei Municipal nº 079/2010 – Estatuto do Magistério Público Municipal de Apiaí. Lei nº 080/2010 – Plano de Carreira integrantes Quadro do Magistério. Lei nº 179/2021 – Altera dispositivos da Lei Municipal nº 079/2010. Diretrizes Curriculares Regionais – Lei Municipal nº 222/2022 e anexos. Plano Municipal de Educação – Lei nº 180/2021. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos – Caderno I MEC Resolução nº 10/2023 – EMTI. Lei Municipal nº 314/2024 – EMTI. Decreto Municipal nº 472/2024 – Institui o Grêmio Estudantil. Resolução nº 04/2024 – Regulamenta Grêmio Estudantil. Indicadores na qualidade na educação relações raciais na escola Denise Carreira, Ana Lucia Silva Gomes – MEC. Lei Municipal nº 070/1990 – Institui a Lei Orgânica do Município de Apiaí SP.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Planejamento e gestão educacional. O papel da pesquisa na Educação. A importância do monitoramento educacional. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, infância e adolescência, família, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais. Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações(espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. Organização do processo didático: planejamento, estratégias, metodologias e avaliação. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Currículo e cultura: interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Fundamentos filosóficos, socioculturais, psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. Relações entre educação, desigualdade social e cidadania. Visões da função social da escola e respectivas implicações educacionais. A educação na perspectiva de Paulo Freire. A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico voltado para o desenvolvimento humano do educando e para seu processo de aprendizagem: fundamentos, planejamento, implementação e avaliação de suas ações. O processo ensino-aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem e de avaliação. O currículo: diferentes concepções e respectivas implicações para a construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola. A concepção de currículo como desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e emocionais das competências necessárias à leitura crítica de mundo, à disciplina autônoma e à convivência ética.