Descrição
Apostila Eletrobrás 2022 Analista Aplicações e Segurança TIC
Cargo: ANALISTA DE SISTEMAS – GESTÃO E GOVERNANÇA DE TIC
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Cesgranrio
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA II: 1 – Compreensão de texto. 2 – Significação das palavras. 3 – Emprego da crase. 4 – Ortografia oficial. 5 – Acentuação gráfica. 6 – Classes e emprego das palavras. 7 – Pronomes: emprego, colocação dos pronomes oblíquos átonos. 8 – Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais. 9 – Concordância verbal. 10 – Concordância nominal. 11 – Regência verbal. 12 – Regência nominal. 13 – Pontuação. 14 – Sintaxe da oração e do período. 15 – Linguagem formal e informal.
LÍNGUA INGLESA II: 1 – Compreensão de texto escrito em língua inglesa. 2 – Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1 – Algoritmos e Programação: 1.1 – Construção de algoritmos: estruturas de controle (seleção, repetição e desvio); funções e procedimentos; recursividade. 1.2 – Algoritmos de Busca: busca sequencial e busca binária. 1.3 – Métodos de Ordenação: método da bolha, ordenação por seleção e ordenação por inserção. 1.4 – Estruturas de dados: Lista encadeada; Pilha; Fila. 1.5 – Conceitos básicos de programação estruturada e orientada a objetos. 2 – Bancos de dados: 2.1 – Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento. 2.2 – Modelo relacional de dados: conceitos básicos e normalização. 2.3 – Linguagem SQL: linguagem de definição e manipulação de dados. 3 – CONCEITOS GERAIS DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 3.1 – Governança de Tecnologia da Informação e Gestão de Tecnologia da Informação; 3.2 – Definição e gestão de indicadores gerais de Tecnologia da Informação; 3.3 – Normas e frameworks de Governança de Tecnologia da Informação: processos da biblioteca ITIL v3, modelo CoBIT 5, norma ISO/IEC 20000 e norma ISO/IEC 38500. 3.4 – Contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação: 3.4.1 – Processo de planejamento da contratação, suas fases, atores e artefatos; 3.4.2 – Análise de risco da contratação; 3.4.3 – Orientações da Instrução Normativa SGD/ME 01/2019. 3.5 – Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI): conceitos gerais de requisitos, elaboração e acompanhamento. 3.6 – Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI): conceitos gerais de requisitos, elaboração e acompanhamento. 3.7 – Gestão de ativos de Tecnologia da Informação: classificação, inventário e ciclo de vida de ativos. 4 – GERÊNCIA DE PROJETOS: 4.1 – Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto lógico, projeto físico, teste, implementação; 4.2 – Diagrama de Rede, Caminho Crítico, Folgas, Estrutura Analítica do Projeto; 4.3 – Estudo de viabilidade técnica e econômica; 4.4 – O conceito e os objetivos da gerência de projetos; 4.5 – Abertura e definição do escopo de um projeto; 4.6 – Planejamento de um projeto; 4.7 – Execução, acompanhamento e controle de um projeto; 4.8 – Revisão e avaliação de um projeto; 4.9 – Fechamento de um projeto; 4.10 – Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos; 4.11 – Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 6ª edição). 5 – MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: 5.1 – Indicadores de desempenho de processos; 5.2 – Conceitos de gestão de processos integrados de negócios (BPM); 5.3 – Modelagem do processo atual (as is) e futuro (to be); 5.4 – Processos, subprocessos e atividades; 5.5 – Identificação de processos; 5.6 – Conceitos de Processos e Funções; 5.7 – Eficiência e Eficácia; 5.8 – Técnicas de controle; 5.9 – Macroprocessos; 5.10 – Cadeia de Valor. 6 – RISCOS E CONFORMIDADE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 6.1 – Controles Internos: Lei Sarbanes-Oxley (Seção 404); 6.2 – Riscos de Tecnologia da Informação; 6.3 – Riscos de Segurança da Informação; 6.4 – Norma ABNT NBR ISO 31000; 6.5 – Indicadores Chave de Riscos (KRI – Key Risk Indicator); 6.6 – Auditoria: 6.6.1 – Testes, Técnicas e procedimentos de Auditoria; 6.6.2 – Amostragem; 6.6.3 – Evidência de auditoria apropriada e suficiente e risco de auditoria. 7 – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: 7.1 – Conceitos gerais: termos e definições; 7.2 – Políticas de Segurança de Informação: características e objetivo de uma Política de Segurança da Informação; 7.3 – Classificação de informações: o objetivo de classificar informações, responsabilidade das partes envolvidas; Lei nº 12.527/2011 e Norma ABNT NBR 16167/2020; 7.4 – Normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002: o que são, para quem se destinam, definições gerais, formato das normas; 7.5 – Certificação Digital e Assinatura Digital: conceito de ICP, principais componentes e conceituação de assinatura digital; 7.6 – Criptografia Simétrica e Assimétrica: diferenças, pontos fortes, pontos fracos e sua utilização; 7.7 – Single sign-on: conceito e utilização; 7.8 – Controle de acesso (autenticação, autorização e auditoria): conceitos gerais e controle de acesso baseado em papéis (RBAC); 7.9 – Proteção de Dados Pessoais: 7.9.1 – Norma ABNT NBR ISO/IEC 27701:2019; 7.9.2 – Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018. 7.10 – Plano de Continuidade de Negócios: sua utilidade e requisitos para implementação. 7.10.1 – Políticas de backup; 7.10.2 – Norma ABNT NBR ISO/IEC 22301; 7.10.3 – Norma ABNT NBR ISO/IEC 22313; 7.10.4 – Norma ABNT NBR ISO/IEC 27031. 7.11 – Gestão de Riscos de Segurança da Informação: 7.11.1 – Norma ABNT NBR ISO/IEC 27005; 7.11.2 – Indicadores Chave de Riscos de Segurança da Informação (KRI – Key Risk Indicator); 7.11.3 – Estratégias de tratamento e resposta. 7.12 – Processos de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação.
Apostila Eletrobrás 2022 Analista Gestão e Governança TIC