Descrição
Apostila EMAP 2018 Analista Portuário Área Comunicação
Cargo: | Analista Portuário – Comunicação |
Qnt Páginas: | 683 |
Nível: | Superior |
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!
(Digital)
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila EMAP 2018 Analista Portuário Área Comunicação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos | |
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Organização Administrativa da União. Administração direta e indireta. Autarquias. Fundações públicas. Empresas públicas e sociedade de economia mista. Entidades paraestatais. Agências reguladoras: origem e caracterização. 2 Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação, vinculação e discricionariedade; revogação e invalidação. 3 Contratos Administrativos: conceitos, peculiaridades e interpretação, formalização, execução, inexecução, revisão e rescisão. 4 Processo Administrativo na Administração Pública Federal: Lei nº 9.784/1999. 5 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 A Constituição da República Federativa do Brasil. 2 Organização do estado: União. Estados. Municípios. Bens e competências executivas e legislativas na prestação de serviços públicos. 3 Organização dos poderes: Poder legislativo. Poder executivo. Poder judiciário. 4 Ordem Econômica e Financeira. Serviços Públicos. Formas de outorgas: autorização, permissão e concessão e abrangência das modalidades. Ordenação do transporte aquaviário. RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas‐ verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Princípios de contagem e probabilidade. 5 Operações com conjuntos. 6 Raciocínio lógico envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regras de três simples e compostas, equações lineares, sistemas de equações lineares, problemas aritméticos, geométricos e matriciais. ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter‐relações e suas vinculações históricas. | |
Conhecimentos Específicos | |
COMUNICAÇÃO SOCIAL: 1 Teorias da comunicação. 1.1 Conceitos, paradigmas, principais teorias. 1.2 Globalização da informação. 1.3 Massificação versus segmentação dos públicos. 1.4 Interatividade na comunicação. 1.5 Novos meios de comunicação. 2 História dos meios de comunicação no mundo e no Brasil (jornalismo, rádio e TV). 3 Ética e legislação em comunicação. 3.1 Constituição da República (Título VIII, cap. V e suas alterações). 3.2 Código de ética do jornalista. 3.2 Código de ética do relações públicas. 3.3 Código brasileiro de auto‐regulamentação publicitária (CONAR). 4 Comunicação Pública. 4.1 Conceitos e práticas (Instrução Normativa SECOM‐PR nº 5 de 6 de junho de 2011). 5 Opinião pública. 5.1 Pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 6 Comunicação organizacional. 6.1 Composto da comunicação. 6.2 Comunicação integrada. 6.3 Comunicação interna: conceito, objetivos, canais. 6.4 Comunicação de crise. 6.5 Gestão da imagem institucional e de marca. 6.6 Marketing e endomarketing. 7 Jornalismo. 7.1 Gêneros de redação: definição e elaboração da notícia. 7.2 Reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado. 7.3 Técnicas de redação jornalística: lead, sub‐lead, pirâmide invertida. 7.4 Critérios de seleção de notícia: redação, edição. 7.5 Noções de redação para telejornalismo, webjornalismo e radiojornalismo. 8 Assessoria de Imprensa. 8.1 Assessoria pública versus assessoria de empresa. 8.2 Objeto e técnicas de assessoria de imprensa. 8.3 Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa (release, exclusiva, coletiva). 8.4 Mensuração de resultados (clipping, auditoria de imagem, sensoriamento de mídia). 8.5 Porta‐vozes institucionais e media training. 9 Relações Públicas: origem, conceitos, teorias, papel do profissional. 9.1 Planejamento estratégico de comunicação. 9.2 Processo de comunicação nas organizações. 9.3 Planejamento e organização de eventos. 9.4 Conceitos básicos de cerimonial e protocolo. 10 Publicidade e Propaganda: fundamentos, conceitos e finalidade. 10.1 Planejamento de campanha publicitária (objetivos e processo de criação). 10.2 Estrutura de agências de publicidade. 10.3 Planejamento em mídia. 10.4 Redação publicitária. 10.5 Comunicação visual. 10.6 Processo gráfico: noções de técnicas de design para impressos, audiovisuais e internet. 10.7 Planejamento editorial: ilustrações, cores, visual da publicação. 11 Temas emergentes de comunicação. 11.1 Relacionamento do jornalismo, publicidade e relações públicas com as novas tecnologias de comunicação. 11.2 Conceito de hipermídia, convergências dos meios e as mídias web digitais. 11.3 Conceito e noções de gestão de portais corporativos. 11.4 Mídias sociais: estratégias de divulgação institucional e relacionamento com os públicos. |
Apostila EMAP 2018 Analista Portuário Área Comunicação