Descrição
Apostila Especialista em Educação Lima Duarte MG 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Lima Duarte MG 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 98 + CR
- Inscrições Até: 11/11/2024
- Salário Até: R$ 2.750,73
- Taxa de Inscrição: R$ 40,00 A R$ 60,00
- Data da Prova: 08/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto IMESO
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais diversos. Tipologias textuais. Vocabulário: sentidos denotativo e conotativo, sinonímia e antonímia, homonímia, paronímia e polissemia, vocabulário especializado. Variantes linguísticas: linguagem oral e escrita, formal e informal e gíria. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e divisão silábica. Regras de acentuação gráfica. Crase. Pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação. Classes de palavras: classificações e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e classificação. Processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Estrutura e formação das palavras. Redação oficial: ata, memorando, ofício, protocolo, edital.
Conhecimentos Gerais: Lei orgânica do Município e informações disponíveis sobre a cidade no site da Prefeitura. Atualidades do cenário nacional e internacional. Noções de reciclagem e ecologia. Noções básicas sobre o País, o Estado e o Município referente: aspectos culturais, economia, educação, agricultura, pecuária, esporte, comércio e turismo. Noções sobre primeiros socorros; primeiros socorros em caso de queimaduras, intoxicação, picadas de serpentes peçonhentas, picada de aranha, engasgo, fratura, desmaio, convulsão. Informática básica: noções de microcomputadores; sistemas operacionais: Microsoft Windows, Microsoft Office 97- 2003 ou superior. Word, Excel, Power Point e Internet. Sugestões Bibliográficas: Livros e apostilas inerentes à área.
Legislação: Constituição Federal. Conhecimento da legislação federal, estadual e municipal de ensino, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e das Diretrizes Curriculares. Lei Federal nº 9394/1996, e atualizações. Legislação de Inclusão de Pessoa com Deficiência. Base Nacional Comum. Plano Nacional de Educação. Planejamento de ensino: componentes básicos, importância, conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Lei Federal nº 11.738/2008 – Piso Educacional, e atualizações. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Estatuto do Servidor do Magistério do Município. Lei Orgânica do Município. Legislações Municipais.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Lei nº 13.185/2015 (Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática – Bullying). Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diretrizes sobre a formação dos profissionais da educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para a Educação Básica. Postura ética na ação educacional do Supervisor Escolar. Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração do trabalho do supervisor com os demais profissionais do sistema. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Desenvolvimento e aprendizagem: contribuições de Piaget e Vygotsky. Planejamento como instrumento da praxis pedagógica. Plano de ensino-aprendizagem: estrutura e organização de conteúdos e metodologia. Relação professor-aluno. Grupos sociais na escola: integração e disciplina. Projeto Educativo: conceito e metodologia. Avaliação escolar: finalidade. Didática em diferentes correntes pedagógicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). Professor como sujeito histórico de transformação. Construção do conhecimento x postura do professor. Princípios dos PCNs: objetivos gerais do ensino fundamental, avaliação e orientações didáticas. Gestão democrática da escola e qualidade de ensino. Elaboração e concepções curriculares. Ética profissional. Democratização da escola: autonomia e cidadania. Planejamento, execução e avaliação das ações na escola. Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos. O cotidiano escolar: o educador, o educando e suas relações. Direito à educação na legislação brasileira.