Descrição
Apostila FEAS Curitiba PR 2023 Analista de Qualidade
Cargo: Analista de Qualidade
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: Objetiva Concursos
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: 1. Análise e Interpretação de Textos: Compreensão global, estrutura, ideias principais e secundárias, pressuposições e inferências, significados e substituição de palavras e expressões, gêneros textuais, linguagem, variedades linguísticas, registros formais e informais, nexos e outros recursos coesivos. 2. Textualidade: Coesão, coerência, argumentação, identificação de frases corretas e incorretas, intertextualidade. 3. Fonologia e Ortografia: Letras, fonemas, encontros vocálicos, dígrafos, encontros consonantais, sílabas, acentuação gráfica, ortografia, emprego dos porquês, hífen, sinais de pontuação. 4. Morfologia: Classes de palavras variáveis e invariáveis, reconhecimento, classificação, uso e flexão. 5. Semântica: Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos, denotação, conotação, figuras de linguagem. 6. Sintaxe: Análise sintática (interna e externa), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, crase.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Números e Operações: Propriedades dos números, operações com números reais e irracionais, operações aritméticas, regra de três simples e composta, porcentagem. 2. Álgebra: equações de primeiro e segundo grau e sistemas de equações, inequações e sistemas de inequações, expressões algébricas e simplificação, funções lineares, quadráticas, exponenciais, logarítmicas, modulares, trigonométricas, função composta e inversa de uma função, progressões aritméticas e geométricas, matrizes e determinantes. 3. Estatística e Probabilidade: Coleta e interpretação de dados estatísticos, representação gráfica de dados (gráficos e histogramas), medidas de tendência central (média, mediana, moda), cálculo e noções de probabilidade. 4. Análise Combinatória: Conceitos básicos de contagem, princípio fundamental da contagem, permutações simples e com repetição, combinações simples e com repetição, arranjos simples. 5. Matemática Financeira: juros simples e compostos, descontos simples e compostos, análise de investimentos, amortização de empréstimos e financiamentos. 6. Raciocínio Lógico e Resolução de Problemas: Resolução de problemas matemáticos envolvendo lógica e raciocínio lógico matemático, uso de tabelas, gráficos e infográficos para análise e interpretação de informações. 7. Aplicação Prática: Resolução de problemas matemáticos em diversos contextos.
História do Município de Passos: Normas Legais: – CURITIBA. Lei Municipal nº 13.663/2010. Institui a FEAS. – CURITIBA. Decreto nº 1.183/2021. Regulamento de Recursos Humanos da FEAS. – FEAS. Estatuto da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. – FEAS. Código de conduta e integridade da FEAS. – FEAS. Decreto nº 1.688/2013. Regulamento das Normas de Conduta e Processo Administrativo Disciplinar da FEAS.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Gestão e Organização: Conceitos e definições de gestão e organização. Estrutura organizacional de instituições e serviços. Planejamento e desenvolvimento organizacional. Cultura organizacional e sua importância. Ferramentas de gestão. Gestão Estratégica: visão, missão, valores, análise SWOT.
2. Fundamentos da Qualidade: Conceitos e definições de qualidade. Histórico da Qualidade no contexto mundial e brasileiro. Importância da Qualidade. Planejamento e Gestão da Qualidade. Objetivos da Qualidade. Princípios e dimensões da gestão da qualidade. Documentação interna da qualidade. Liderança em Qualidade. Indicadores e padrões de qualidade. Estrutura, Processo e Resultado na avaliação de qualidade. Gestão Estratégica para a Qualidade Total. Controle da Qualidade. Gestão estratégica por processos e indicadores. Gestão de Riscos. Auditoria Interna da Qualidade. Programas de Acreditação. Certificações da Qualidade. Sistema de gestão da qualidade ISO. Gestão da Qualidade no Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS. Dimensões para o Alcance da Alta Confiabilidade e Dano Zero.
3. Gestão de Processos e Melhoria Contínua: Conceitos e definições de gestão de processos. Tipos de processos: Primários, Gerenciais e de Apoio. Identificação de Macroprocesso. Mapeamento de Processos. Ferramentas e Metodologias para melhoria. Modelagem de Processos. Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. Cadeia de Valor (Cliente e fornecedor). Indicadores de Processo. Análise Crítica de Indicadores. Ferramentas Gerenciais. Interações entre processos.
4. Ferramentas da Qualidade e Solução de Problemas: Conceitos e definições das principais ferramentas da Qualidade, incluindo Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Fluxograma de Processos, Gráfico de Pareto, Plano de Ação (5W2H), Histograma, Gráfico de Controle, Cinco Porquês, Ciclo PDSA, Ciclo PDCA, SIPOC, Matriz de Priorização (GUT), FMEA (Análise do Tipo e Efeito de Falha), HFMEA (Análise do Modo de Falha e Efeitos na Assistência Médica), Folha de Verificação, Kanban e Lean – Six Sigma. Conceitos e modelos de melhoria: melhoria contínua, kaizen, breakthrough. Ações de melhoria – conceitos básicos; ações corretivas; ações preventivas; identificação e registro; análise e acompanhamento. Resistência a Mudança. Análise e solução de problemas – modelos de solução de problemas: tentativa e erro; apagando incêndios; MASP; DMAIC (Seis Sigma); ações no processo e ações no produto final. Mapeamento do fluxo de valor (atual, futuro, plano de ação de melhoria).
5. Capacitação e Recursos Humanos: Teoria dos Erros. O papel do ser humano na busca da qualidade. Fatores higiênicos do ambiente de trabalho. Gestão da competência: formação, experiência, habilidades, treinamento. Conscientização para a qualidade. Programas motivacionais. Treinamento e desenvolvimento de habilidades. Planejamento de capacitação. Controle e melhoria da polivalência. Policompetência dos colaboradores. Conhecimento do produto/cliente.
6. Gestão de Riscos Assistenciais: Conceitos e definições de gestão de risco na assistência à saúde. Classificação dos riscos. Benefícios da gestão de risco. Componentes do risco. Processo de gestão de risco (NBR ISO 31000). Principais ferramentas para a gestão de risco. Modelos de gestão na Saúde. Os pilares da gestão de riscos na Saúde. Auditoria baseada em risco. Planos de mitigação e controle de riscos.
7. Processos Hospitalares: Unidades e departamentos. Admissão e Registro de Pacientes. Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Suprimentos e Equipamentos. Gerenciamento de Leitos e Internações. Qualidade e Segurança do Paciente. Gestão Financeira e Faturamento Hospitalar. Tecnologia da Informação em Saúde. Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar. Ética e Bioética.
8. Saúde Pública: Funcionamento, organização, princípios e estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Programa Nacional de Segurança do Paciente. Boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde. Política Nacional de Humanização (PNH).
9. Serviço Público: Relações Humanas no Trabalho – Princípios básicos. Comunicação e relacionamento interpessoal. Comportamento individual e em grupo. Normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho. Trabalho em equipe. Trato social: regras de convivência. Ética e serviço público. Atendimento ao público. Segurança do trabalho, higiene e organização.
10. Informática Básica: Conceitos básicos da tecnologia da informação. Componentes de hardware e software de computadores e suas características. Operação e configuração: sistema operacional Windows 10 ou posterior; editor de texto Word 2016 ou posterior; planilha eletrônica Excel 2016 ou posterior. Navegação web e segurança na/para Internet. Correio eletrônico.
11. Normas Legais: – BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 193 a 232). – BRASIL. Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). – BRASIL. Lei nº 8.429/1992 – Improbidade Administrativa. – BRASIL. Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação. – BRASIL. Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. – BRASIL. Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência. – BRASIL. Lei nº 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa Idosa. – BRASIL. Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. – BRASIL. Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial. – BRASIL. Lei nº 13.460/2017 – Participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. – BRASIL. Lei nº 10.048/2000 – Prioridade de atendimento às pessoas que especifica. – BRASIL. Lei nº 8.080/1990 – Lei Orgânica da Saúde. – BRASIL. NR 17 – Ergonomia. – BRASIL. NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. – BRASIL. Resolução RDC nº 222/2018 – Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. – CURITIBA. Lei Municipal nº 9.000/1996 – Código de Saúde de Curitiba.
Apostila FEAS Curitiba PR 2023 Analista de Qualidade