Descrição
Apostila FIEB SP 2024 Técnico Nível Médio Programa Jogos Digitais
Cargo: Técnico Nível Médio Programa Jogos Digitais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO MAIS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS A educação escolar – atuais tendências e exigências. Currículo e o pleno desenvolvimento do educando. A construção de uma escola democrática e inclusiva. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Relação professor-aluno, escola-comunidade. A educação escolar como direito e dever do estado. Financiamento da educação. Concepções Filosóficas da Educação. Relação Educação-Sociedade-Cultura. Tendências pedagógicas na prática escolar. Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino-aprendizagem
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Desenvolvimento de Aplicativos Multiplataforma: HTML 5 e CSS 3. Javascript. Introduction to JavaScript. Lexical Structure. Types, Values, and Variables. Expressions and Operators. Statements. Objects. Arrays. Functions. Classes. Modules. The JavaScript Standard Library. Iterators and Generators. Asynchronous JavaScript. Metaprogramming. Subconjuntos e extensões de Javascript. JavaScript in Web Browsers. Server-Side JavaScript with Node. JavaScript Tools and Extensions. Ecmascript 6. Node.js. Ambiente do Node. Blocos de construção do Node: objetos globais, eventos e sua natureza assíncrona. Introdução aos módulos do Node e ao Node Package Manager (npm). Redes, sockets e segurança. Node e o ES6. Desenvolvimento full-stack com Node. Node nos ambientes de desenvolvimento e produção. React. Hello World. Introducing JSX. Rendering Elements. Components and Props. State and Lifecycle. Handling Events. Conditional Rendering. Lists and Keys. Forms. Lifting State Up. Composition vs Inheritance. Thinking In React. Web Components. React Native. Introduction. Core Components, Native Components, APIs, Props, Object Types. React Fundamentals. Handling ScrollView. Using a Scroll View. Using List Views. Platform Specific Code. Environment setup. Running on Device. Fast Refreshing. Debugging. Testing. Using Libraries. Design. Interaction. Connectivity. Performance. Native Modules. Native Components. Publishing to Google Play Store. Publishing to Apple App Store. História do Desenvolvimento do React Native. Instalação e configurações iniciais. Funcionamento do React Native. Criando os primeiros componentes. Componentes estilizados. Layouts com Flexbox. Renderização Condicional. State, eventos e componentes controlados e não controlados. Requisições AJAX e APIs. Promisses. Axios. Navegação. Integração com bancos de dados Firebase. Trabalhando com Hooks. Progressive Web Apps (PWA). Desenvolvimento de Jogos Digitais com Engines: Fundamento de Jogos Digitais. Conceitos de jogos e seus elementos. História, plataformas e gêneros. Enredo, roteiros e narrativas. Criação de personagens. Elementos necessários para a criação de games. Conceitos de Game Design. Conceitos básicos de Ludicidade (theory of flow, classificação de Bart, conceitos de gameficação). Arquitetura de Game Engines. Noções de grafo de cena. Noções básicas do pipeline gráfico. Noções básicas de física de jogos. Conceitos básicos de IA para jogos (máquina de estados, pathfinding). C# for Unity. Using C# with Unity. Building Blocks of Programming. Variables. Access Modifiers. Working with Types. Variable scope. Methods. Classes. Comments. Common Unity Methods. Control Flow and Collection Types. Working with Classes, Structs and OOP. Movement, Camera Controls and Collisions. Scripting Games Mechanics. Basic AI and Enemy Behaviour. Stacks, Queues and HashSets. Generics, Delegates, Firing Events and Exceptions. Unity. Packages. Working in Unity. Asset workflow. Input. 2D. Graphics. Physics. Scripting. Multiplayer and Networking. Audio. Video overview. Animation. Creating user interfaces (UI). Navigation and Pathfinding. Unity Services. XR. Platform Development. Unity’s Asset Store. Scripting API. Core UI – Messages, Menus, Scores, and Timers. Inventory GUIs. 2D Animation. Creating Maps and Materials. Using Cameras. Lights and Effects. Controlling 3D Animations. Positions, Movement and Navigation for Character. Playing and Manipulating Sounds. Working with External Resource Files and Devices. Improving Games with Extra Features and Optimization. Editor Extensions.
Apostila FIEB SP 2024 Técnico Nível Médio Programa Jogos Digitais