Descrição
Apostila FUNCEL Canaã Carajás PA 2021 Agente Administrativo
Cargo: Agente de Serviços Administrativos
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Médio
Banca: Instituto Quadrix
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, deconectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Noções de Informática:
1 Conhecimentos básicos de sistemas operacionais para computadores (Windows e Linux);manipulação de arquivos e pastas; tipos de arquivos e suas extensões; procedimentos de backup; Windows Explorer; Microsoft Word 2010 em português (conhecimentos básicos; edição e formatação de textos); Microsoft Excel 2010 em português (conhecimentos básicos; criação de planilhas e gráficos; uso de fórmulas e funções; configurar página; impressão; formatação; obtenção de dados externos). 2 Navegadores web (Internet Explorer, Firefox e Chrome; mecanismos de busca avançada no Google).
Atualidades:
1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia
Legislação e Ética na Administração Pública:
1 Ética e moral.2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 6 Lei n.o8.429/1992 e suas alterações. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 7 Lei n.o12.527/2011 e suas alterações. 8 Decreto n.o7.724/2012. 9 Lei n.o162/2007 e suas alterações. 10 Regimento Jurídico Único (RJU)–Lei n.o 282/2012. 11 Lei Municipal n.o 225/2009 e suas alterações.12 Lei Municipal n.o245-A/2010 e suas alterações.
Noções de Direito Constitucional:
1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais.3.2 Servidores públicos.
Noções de Direito Administrativo:
1 Estrutura da Administração Pública. 2Atos administrativos: conceito; requisitos; atributos; classificação; e espécies. 3 Serviço público e direitos do usuário. 4 Responsabilidade administrativa, civil e criminal dos servidores públicos. 4.1 Meios de punição. 4.2 Sequestro e perdimento de bens. 4.3 Enriquecimento ilícito. 4.4 Improbidade administrativa. 4.5 Abuso de autoridade.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1 Noções de Administração:conceitos básicos; tipos de organização; estruturas organizacionais; departamentalização; organogramas e fluxogramas. Noções de funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Noções de relações humanas e relações interpessoais. Noções de administração financeira, administração de pessoas e administração de materiais. Noções de procedimentos administrativos e manuais administrativos. Noções de organização e métodos. Noções de atendimento a clientes e atendimento ao telefone. Qualidade no atendimento ao público interno e externo: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. Postura profissional e relações interpessoais. Comunicação.Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo; acessórios do arquivo; fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Atualização de banco de dados Noções de intranet. Noções de cadastro e licitações. Noções de funcionamento de bancos e cartórios. Noções de administração de almoxarifado. Técnicas de redação. Elaboração de correspondência empresarial e oficial. Elaboração de relatórios. Agenda. Rotinas administrativas e de escritório. Gestão da qualidade: análise de melhoria de processos. Rotinas de pessoal.
Apostila FUNCEL Canaã Carajás PA 2021 Agente Administrativo