Descrição
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Artes
Cargo: Professor EBTT – Artes
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: IDECAN
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$99,98 por R$49,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Conhecimentos Educacionais: Fundamentos Sócio-Histórico da Educação. Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação Profissional e Tecnológica. Educação: Desafios atuais. Metodologias Ativas. Ensino Híbrido: Modelos sustentados e modelos disruptivos. Avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos e tipos de avaliação. Processo ensino aprendizagem. Gestão da aprendizagem em sala de aula. O planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem. Didática e a Formação docente. Interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações étnico-raciais. A educação escolar na perspectiva da inclusão. Educação e Sustentabilidade. Educação, Ética e Cidadania. Função Social da Escola.
Legislação e Ética na Administração Pública: Regime Jurídico Único (Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990): Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º ao 39); Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115); Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142). Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996). Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999). Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Seção II – Das Finalidades e Características dos Institutos Federais; Seção III – Dos Objetivos dos Institutos Federais; Seção IV – Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais. Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012). Ética no Setor Público: Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994). Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007,e suas alterações).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Ensino de Artes no Brasil – Contextos, Leis, Parâmetros e Diretrizes. 2. Metodologias do Ensino de Artes Visuais. 3. História das Artes Visuais – da pré-história à contemporaneidade. 4. Técnicas em Artes Visuais. 5. Poéticas em Artes Visuais. 6. Ensino de Teatro no Brasil – Contextos, Leis, Parâmetros e Diretrizes. 7. Metodologias do Ensino de Teatro. 8. História do Teatro: da origem à contemporaneidade. 9. Comédia e Tragédia Grega. 10. Tipos de Palcos. 11. O ensino de Teatro na Escola. 12. Concepções e práticas da Educação musical: do século XX a contemporaneidade. 13. O ensino de música na educação básica. 14. A Educação musical no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. 15. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte/Música. 16. Componentes básicos da linguagem sonora: os parâmetros do som, ritmo, melodia, harmonia, altura, duração, timbre, intensidade, densidade, etc. 17. Principais correntes estéticas da música do século XX. 18. Características da música ocidental de acordo com os seus períodos, compositores e estilos e suas interfaces com o ensino e aprendizagem da música. 19. Música e Cultura. 20. Concepções e práticas do ensino da Dança: do século XX à contemporaneidade. 21. A Arte, a Dança e a Escola. 22. Corpo e cultura: diversidade e pluralidade. 23. História e metodologias do ensino da Dança no Brasil. 24. A Dança e a Cultura: O Erudito e o Popular. 25. A Dança na Educação Básica. 26. Fundamentos da Dança Moderna. 27. Fundamentos da Dança Clássica. 28. Técnicas e Estéticas na Dança Ocidental. 29. A Dança e a Inclusão. 30. Arte em contextos não formais de ensino: ação educativa em museus, galerias, etc. 31. História do Ensino de Artes Visuais no Brasil: Concepções modernas e pós-modernas sobre ensino de arte. 32. Arte nas instituições de ensino superior. 33. Políticas educacionais para o ensino e formação de professores de arte. 34. Introdução dos elementos formais e sintáticos do desenho: ponto; linha, massa, textura, volume, composição, valor tonal, cor, luz e sombra. 35. Representação e Compreensão da Arte: Visão cognitiva e psicodinâmica do desenho. 36. Fundamentos da Arte na Educação.
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Artes