Descrição
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Comunicação
Cargo: Professor EBTT – Comunicação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: IDECAN
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Conhecimentos Educacionais: Fundamentos Sócio-Histórico da Educação. Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação Profissional e Tecnológica. Educação: Desafios atuais. Metodologias Ativas. Ensino Híbrido: Modelos sustentados e modelos disruptivos. Avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos e tipos de avaliação. Processo ensino aprendizagem. Gestão da aprendizagem em sala de aula. O planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem. Didática e a Formação docente. Interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações étnico-raciais. A educação escolar na perspectiva da inclusão. Educação e Sustentabilidade. Educação, Ética e Cidadania. Função Social da Escola.
Legislação e Ética na Administração Pública: Regime Jurídico Único (Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990): Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º ao 39); Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115); Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142). Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996). Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999). Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Seção II – Das Finalidades e Características dos Institutos Federais; Seção III – Dos Objetivos dos Institutos Federais; Seção IV – Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais. Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012). Ética no Setor Público: Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994). Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007,e suas alterações).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. A interface da Nova Economia, Nova Organização, Novo Funcionário e Novo Gestor com o Mercado Publicitário. 2. História: teorias da comunicação e da publicidade e propaganda. 3. Abordagens Sistêmica e Contingencial e sua aplicação contextualizada na Gestão de uma agência publicitária (ou no dia a dia de um gestor publicitário). 4. Direção de arte: arte publicitária e processos criativos. 5. O Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) e sua utilização na rotina de Gestão em um contexto da Publicidade e Propaganda. 6. Marca e Brand Equity: a evolução dos conceitos e sua operacionalização. 7. Gestão e resultados em publicidade e propaganda. 8. A utilização da Comunicação Integrada para a construção do Brand Equity. 9. Estética da comunicação. 10. Estratégias de Branding e Arquiteturas de Marcas: oportunidades de aplicação no mercado publicitário. 11. Pesquisa de Opinião e Pesquisa de Mercado: conceituação, caracterização) e operacionalização. 12. O desafio do virtual na Pesquisa de Mercado: instrumentação, utilização e resultados. 13. A utilização de ferramentas científicas na Pesquisa de Opinião: do planejamento à execução. 14. Metodologias e processos de cocriação: design thinking e planejamento estratégico. 15. Redação publicitária. 16. Planejamento de mídias aplicado a publicidade e propaganda.
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Comunicação