Descrição
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Educação Especial e Inclusiva
Cargo: Professor EBTT – Educação Especial e Inclusiva
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: IDECAN
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$99,98 por R$49,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Conhecimentos Educacionais: Fundamentos Sócio-Histórico da Educação. Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação Profissional e Tecnológica. Educação: Desafios atuais. Metodologias Ativas. Ensino Híbrido: Modelos sustentados e modelos disruptivos. Avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos e tipos de avaliação. Processo ensino aprendizagem. Gestão da aprendizagem em sala de aula. O planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem. Didática e a Formação docente. Interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações étnico-raciais. A educação escolar na perspectiva da inclusão. Educação e Sustentabilidade. Educação, Ética e Cidadania. Função Social da Escola.
Legislação e Ética na Administração Pública: Regime Jurídico Único (Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990): Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º ao 39); Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115); Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142). Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996). Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999). Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Seção II – Das Finalidades e Características dos Institutos Federais; Seção III – Dos Objetivos dos Institutos Federais; Seção IV – Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais. Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012). Ética no Setor Público: Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994). Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007,e suas alterações).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Políticas e Legislação de Ensino. 2. Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). 3. Didática e Metodologia de ensino. 4. Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da Educação. 5. Educação Especial. 6. Educação mediada por tecnologias. 7. Currículo. 8. Gestão Escolar. 9. Avaliação Educacional e da Aprendizagem. 10. Psicologia da Educação. 11. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. 12. Metodologias ativas de aprendizagem. 13. Educação e Diversidade. 14. A flexibilização curricular para estudantes com necessidades específicas: proposta de flexibilização curricular, acompanhamento e avaliação. 15. As adaptações de recursos e materiais para a promoção da inclusão, 16. Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum, para os estudantes com necessidades específicas: com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtornos funcionais específicos, transtornos psicológicos, e com necessidades transitórias. 17. Atendimento Educacional Especializado para estudantes público-alvo da Educação Especial: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 18. Educação de surdos no contexto educacional inclusivo. 19. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e o NAPNE do IFAP. 20. Legislação e Política da Educação Inclusiva do IFAP. 21. A avaliação psicopedagógica. 22. O trabalho pedagógico com estudantes com transtornos funcionais específicos e transtornos psiquiátricos. 23. O saber e o fazer docente na perspectiva da educação inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica. 24. Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. 25. Psicologia Organizacional.
Apostila IFAP AP 2024 Professor de Educação Especial e Inclusiva