Descrição
Apostila IFMG 2024 Professor EBTT Artes
Conquiste sua vaga no concurso do IFMG 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados do IFMG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (654 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal de 1988 – Artigos 37 a 41 – CAPÍTULO VII – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2. Lei 8112/1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Conteúdo: Título I – Capítulo Único – Das Disposições Preliminares. Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição: Capítulo I – Do Provimento; Capítulo II – Da Vacância; Capítulo III – Da Remoção e da Redistribuição. Título IV – Do Regime Disciplinar: Capítulo I – Dos Deveres; Capítulo II – Das Proibições; Capítulo IV – Das Responsabilidades; Capítulo V – Das Penalidades. 3. Lei 12772/2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (…) e dá outras providências. 4. Lei 11892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federa – Conteúdo: Seção I – Das Regras Deontológicas; II – Dos Principais Deveres do Servidor Público e III – Das Vedações ao Servidor Público; 6. LDB 9394/1994 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Conteúdo: TÍTULO I – Da Educação; TÍTULO II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; CAPÍTULO II – DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Seção I – Das Disposições Gerais 7. LEI Nº 12.288/2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 8. GUIA LILÁS – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal 2023. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf 9. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Capítulo V – Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho 10. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conteúdo Programático para a Prova Objetiva de Conhecimento Específico: Reflexão crítica sobre questões de identidade, raça e identidade no ensino de Arte. Interações criativas entre música e cena: processos integrados de criação artística no Ensino Médio Integrado. Tradições populares mineiras e fazeres da oralidade no ensino de Arte. Estudo da relação entre espaço, sonoridade e visualidade nas performances artísticas. Visualidade e sonoridade nas tradições culturais afro-brasileiras no ensino de Arte. Produção artísticas dos povos originários no ensino. Os desafios da utilização de espaços, materiais e recursos alternativos para o ensino de Arte. O ensino de Arte e as contrarreformas do Ensino Médio. Multiculturalismo nas linguagens artísticas. Abordagens decoloniais e contracoloniais no ensino de Arte. Arte em diálogo com demais áreas do conhecimento: interações transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares. AArte como crítica social e política no processo de ensino e aprendizagem. As trajetórias do ensino da Arte na Educação Profissional. Ensino de arte – para quê?/ para quem? Arte e tecnologia: o mundo digital e novas possibilidades na sala de aula.
Provas Dissertativa e de Desempenho Didático:
1. Abordagens decoloniais e contracoloniais no ensino de Arte. 2. Desafios contemporâneos para a Arte no Ensino Médio Integrado. 3. Ensino de Arte e as contrarreformas do Ensino Médio. 4. Estudo da relação entre espaço, sonoridade e visualidade nas performances artísticas. 5. Interações criativas entre música e cena: processos integrados de criação artística no Ensino Médio Integrado. 6. Multiculturalismo nas linguagens artísticas. 7. Produção artísticas dos povos originários no ensino. 8. Reflexão crítica sobre questões de identidade, raça e identidade no ensino de Arte. 9. Tradições populares mineiras e fazeres da oralidade no ensino de Arte. 10. Visualidade e sonoridade nas tradições culturais afro-brasileiras no ensino de Arte.