Descrição
Apostila IFMG 2024 Professor EBTT Educação Pedagogia
Conquiste sua vaga no concurso do IFMG 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados do IFMG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (675 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal de 1988 – Artigos 37 a 41 – CAPÍTULO VII – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2. Lei 8112/1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Conteúdo: Título I – Capítulo Único – Das Disposições Preliminares. Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição: Capítulo I – Do Provimento; Capítulo II – Da Vacância; Capítulo III – Da Remoção e da Redistribuição. Título IV – Do Regime Disciplinar: Capítulo I – Dos Deveres; Capítulo II – Das Proibições; Capítulo IV – Das Responsabilidades; Capítulo V – Das Penalidades. 3. Lei 12772/2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (…) e dá outras providências. 4. Lei 11892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federa – Conteúdo: Seção I – Das Regras Deontológicas; II – Dos Principais Deveres do Servidor Público e III – Das Vedações ao Servidor Público; 6. LDB 9394/1994 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Conteúdo: TÍTULO I – Da Educação; TÍTULO II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; CAPÍTULO II – DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Seção I – Das Disposições Gerais 7. LEI Nº 12.288/2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 8. GUIA LILÁS – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal 2023. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf 9. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Capítulo V – Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho 10. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Formação de Professores para a Educação Básica Políticas Públicas para a Educação Básica Educação para todos: instituições, políticas e práticas didáticas inclusivas Política Nacional de Alfabetização Didática e Práticas de Ensino Avaliação da aprendizagem Fundamentos metodológicos da Educação Básica Teorias de currículos: sujeitos, políticas e práticas Os significados da Decolonialidade e as implicações para a educação Culturas na escola A epistemologia e os desafios contemporâneos da Ciência Tecnologias na educação: desafios e possibilidades contemporâneos Gestão Escolar para uma educação democrática Teorias da aprendizagem Teorias da educação Tendências pedagógicas.
Provas Dissertativa e de Desempenho Didático:
1A contextualização como forma de transposição didática 2. Paulo Freire e a horizontalidade na relação educador-educando 3. Metodologias de ensino: retrocessos, avanços e novas perspectivas. 4. Avaliação da aprendizagem: limites e possibilidades. 5. Didáticas de ensino para uma educação humanista. 6. Teorias da Educação no Brasil 7. Psicologia da Educação com ênfase em emoção e inteligência 8. Teoria de currículos 9. A formação de professores na contemporaneidade 10. Trabalho e educação para uma formação humana integral.