Descrição
Apostila IFMG 2024 Professor EBTT Física
Conquiste sua vaga no concurso do IFMG 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados do IFMG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (1370 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal de 1988 – Artigos 37 a 41 – CAPÍTULO VII – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2. Lei 8112/1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Conteúdo: Título I – Capítulo Único – Das Disposições Preliminares. Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição: Capítulo I – Do Provimento; Capítulo II – Da Vacância; Capítulo III – Da Remoção e da Redistribuição. Título IV – Do Regime Disciplinar: Capítulo I – Dos Deveres; Capítulo II – Das Proibições; Capítulo IV – Das Responsabilidades; Capítulo V – Das Penalidades. 3. Lei 12772/2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (…) e dá outras providências. 4. Lei 11892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federa – Conteúdo: Seção I – Das Regras Deontológicas; II – Dos Principais Deveres do Servidor Público e III – Das Vedações ao Servidor Público; 6. LDB 9394/1994 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Conteúdo: TÍTULO I – Da Educação; TÍTULO II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; CAPÍTULO II – DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Seção I – Das Disposições Gerais 7. LEI Nº 12.288/2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 8. GUIA LILÁS – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal 2023. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf 9. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Capítulo V – Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho 10. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Cinemática escalar e vetorial, linear e angular. Leis de Newton e suas aplicações. Trabalho e Energia. Momento Linear. Colisões. Momento angular e torque. Dinâmica do corpo rígido. Centro de massa e centro de gravidade. Equilíbrio dos corpos rígidos. Hidrostática, hidrodinâmica. Oscilações e Movimentos periódicos, Movimento Harmônico Simples. Ondas periódicas e fenômenos ondulatórios. Ondas estacionárias, ondas sonoras e conceitos relacionados à acústica. Efeito Doppler. Temperatura, calor e escalas termométricas. Mecanismos de transferência de calor. Equações de estado e modelo cinético de um gás ideal. As leis da termodinâmica, sistemas cíclicos e máquinas de combustão interna. Trabalho termodinâmico, refrigeradores e conceitos de entropia. Carga e Campo elétrico. Linhas de Força e dipolos elétricos. Lei de Gauss, aplicações e determinação de fluxo elétrico. Potencial elétrico, energia potencial elétrica, superfícies equipotencias, gradiente de potencial. Capacitância e dielétricos. Corrente elétrica, leis de Ohm e força eletromotriz. Associação de resistores, leis de Kirchhoff. Campo e força magnética. Força e torque sobre uma espira. Campo magnético em condutores retilíneos e espiras, lei de Ampère, lei de Biot-Savart materiais magnéticos e os diversos tipos de cálculo de campos magnéticos e aplicações. Indução eletromagnética, lei de Faraday, lei de Lenz, correntes induzidas. Indutância, corrente alternada, fasores, reatância, impedância, circuito RLC em série e transformadores. Ondas eletromagnéticas, equações de Maxwell. Óptica geométrica e óptica física, leis da reflexão e refração da luz, os fenômenos de interferência, espalhamento, difração e polarização. Relatividade restrita. Efeito fotoelétrico. A equação de Schrödinger. A equação de Schrödinger independente do tempo. A quantização da energia. Soluções da equação de Schrödinger independente do tempo: o potencial nulo; o potencial degrau com energia menor do que a altura do degrau e maior do que a altura do degrau; a barreira de potencial; o poço de potencial quadrado; o poço de potencial quadrado infinito.
EDUCAÇÃO – ENSINO DE FÍSICA Ensino de Física na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), a experimentação no ensino de Física, modelos/modelagem, História e Natureza da Ciência, Analogias no Ensino de Ciências
Provas Dissertativa e de Desempenho Didático:
1. Temas para as provas discursiva e didática: 1. Força e movimento e a importância da História e Natureza da Ciência para o ensino de Força e movimento. 2. Energia potencial e Conservação da Energia e a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para o ensino de Energia e Conservação de Energia. 3. Rotação e o uso de atividades experimentais no ensino de Rotação. 4. Oscilações e Ondas e uso o de atividades experimentais no ensino de Oscilações e Ondas. 5. Temperatura, calor, entropia e as Leis da Termodinâmica e a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para o ensino da termodinâmica. 6. Eletrostática e o uso de modelos e modelagem no ensino da eletrostática. 7. Eletrodinâmica e o uso de analogias para o ensino da eletrodinâmica. 8. Eletromagnetismo e as Equações de Maxwell e a importância da História e Natureza da Ciência para o ensino de Eletromagnetismo. 9. Óptica geométrica e o uso de analogias no ensino da Óptica geométrica. 10. O átomo e a física quântica e o uso de modelos e modelagem no ensino de física aplicado ao conceito de átomo e da física quântica. Observações: Para a prova discursiva espera-se uma discussão compatível com um curso de graduação. Para a prova de desempenho didático o candidato deve preparar sua aula considerando um público alvo composto por alunos de Ensino Médio regular. Para a prova de desempenho didático espera-se que o candidato desenvolva o conteúdo de física sorteado utilizando a abordagem didática já descrita no respectivo tema.