Descrição
Apostila IFMG 2024 Professor EBTT Letras Português Espanhol
Conquiste sua vaga no concurso do IFMG 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados do IFMG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (727 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal de 1988 – Artigos 37 a 41 – CAPÍTULO VII – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2. Lei 8112/1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Conteúdo: Título I – Capítulo Único – Das Disposições Preliminares. Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição: Capítulo I – Do Provimento; Capítulo II – Da Vacância; Capítulo III – Da Remoção e da Redistribuição. Título IV – Do Regime Disciplinar: Capítulo I – Dos Deveres; Capítulo II – Das Proibições; Capítulo IV – Das Responsabilidades; Capítulo V – Das Penalidades. 3. Lei 12772/2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (…) e dá outras providências. 4. Lei 11892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federa – Conteúdo: Seção I – Das Regras Deontológicas; II – Dos Principais Deveres do Servidor Público e III – Das Vedações ao Servidor Público; 6. LDB 9394/1994 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Conteúdo: TÍTULO I – Da Educação; TÍTULO II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; CAPÍTULO II – DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Seção I – Das Disposições Gerais 7. LEI Nº 12.288/2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 8. GUIA LILÁS – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal 2023. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/16385/4/Guia_para_prevencao_assedio.pdf 9. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Capítulo V – Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho 10. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LÍNGUA ESPANHOLA: Aspectos linguísticos: domínio de estruturas gramaticais e lexicais básicas para a construção de sentido. Aspectos discursivos: reconhecimento de mecanismos de estruturação textual, tais como coerência e coesão (referentes nominais e pronominais, marcadores do discurso).
Provas Dissertativa e de Desempenho Didático:
1. Temas para as Provas Dissertativa e de Desempenho Didático: 1. A função social da literatura e sua reflexão crítica. 2. Variações linguísticas e norma-padrão: o uso da língua em diferentes contextos e sua função social. 3. Os diferentes conceitos de amor na literatura clássica: do Classicismo ao Romantismo. 4. Produção textual: gêneros textuais para o curso Técnico em Administração. 5. Variações linguísticas: o movimento da cultura rompendo os limites socioeconômicos. 6. Concepções de língua e linguagem aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa/Espanhola 7. O mundo do trabalho e a cultura digital no ensino de língua portuguesa/espanhola. 8. Produção de texto: a crítica social nos textos. 9. Estratégias de argumentação e paragrafação na organização e produção textual. 10. Práticas linguísticas em português/espanhol mediadas por tecnologias digitais: ações didáticas em contexto presencial e virtual.