Descrição
Apostila IFPR 2016 Técnico de Laboratório Biologia PDF
Apostila Específica para o Concurso do Instituto Federal do Paraná – IFPR
Cargo: Técnico de Laboratório – Biologia
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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CONHECIMENTO BÁSICO
LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Interpretação de texto. 2) Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. 3) Ortografia. 4) Pontuação. 5) Acentuação. 6) Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações. 7) Concordâncias verbal e nominal. 8) Regências verbal e nominal. 9) Crase. 10) Figuras de linguagem. 11) Vícios de linguagem. 12) Equivalência e transformação de estruturas. 13) Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). 14) Sintaxe. 15) Morfologia. 16) Estrutura e formação das palavras. 17) Discursos direto, indireto e indireto livre. 18) Processos de coordenação e subordinação. 19) Colocação pronominal.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1) Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2) Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3) Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. 4) Raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). 5) Raciocínio sequencial. 6) Orientações espacial e temporal. 7) Formação de conceitos. 8) Discriminação de elementos. 9) Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
LEGISLAÇÃO: 1) Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2) Lei nº 11.091/2005 e alterações, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 3) Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil/1988. 4) Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 5) Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. 6) Decreto Federal nº 1.171 de 22 de junho de 1994 que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Seção II – Dos Principais Deveres do Servidor Público; 7) Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito Federal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1) Biologia celular: Estrutura fundamental da célula; Membrana das células, sua composição e formas de sinalização; Transporte pela membrana celular; Metabolismo celular; 2) Histologia animal: Características gerais dos tecidos; 3) Conceitos básicos de microscopia óptica; Técnicas de coloração para análises microscópicas; cuidados com os aparelhos: limpeza e conservação; preparo de material biológico: substâncias fixadoras, desidratação, inclusão e coloração; 4) Normas de segurança laboratorial: boas práticas laboratoriais; equipamentos de proteção de segurança individual (EPI’s) e coletiva (EPC’s); armazenamento e descarte de materiais biológicos e químicos; 5) Vidrarias e equipamentos usados em laboratório; 6) Noções básicas de química para o laboratório de biologia: Solução tampão e princípios de tamponamento; Reações de neutralização; Cálculo estequiométrico; 7) Técnicas de coleta e preservação e análise de amostras biológicas.
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Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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