Descrição
Apostila IFPR 2016 Técnico de Laboratório Química PDF
Apostila Específica para o Concurso do Instituto Federal do Paraná – IFPR
Cargo: Técnico de Laboratório – Química
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, setenta porcento de desconto!
AMOSTRA GRÁTIS
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
E LIBERAÇÃO IMEDIATA…. INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS!
Sua chance é agora, não perca mais tempo e estude com a melhor:
MATERIAL TOTALMENTE DE ACORDO COM O EDITAL
CONHECIMENTO BÁSICO
LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Interpretação de texto. 2) Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. 3) Ortografia. 4) Pontuação. 5) Acentuação. 6) Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações. 7) Concordâncias verbal e nominal. 8) Regências verbal e nominal. 9) Crase. 10) Figuras de linguagem. 11) Vícios de linguagem. 12) Equivalência e transformação de estruturas. 13) Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). 14) Sintaxe. 15) Morfologia. 16) Estrutura e formação das palavras. 17) Discursos direto, indireto e indireto livre. 18) Processos de coordenação e subordinação. 19) Colocação pronominal.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1) Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2) Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3) Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. 4) Raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). 5) Raciocínio sequencial. 6) Orientações espacial e temporal. 7) Formação de conceitos. 8) Discriminação de elementos. 9) Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
LEGISLAÇÃO: 1) Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2) Lei nº 11.091/2005 e alterações, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 3) Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil/1988. 4) Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 5) Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. 6) Decreto Federal nº 1.171 de 22 de junho de 1994 que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Seção II – Dos Principais Deveres do Servidor Público; 7) Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito Federal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1) Análise química qualitativa. 2) Análise volumétrica. 3) Análise gravimétrica. 4) Potenciometria (fundamentos do método, eletrodo de vidro para medida de pH). 5) Colorimetria e espectrofotometria de absorção molecular (fundamentos dos métodos). 6) Princípios de controle da qualidade (algarismos significativos, distribuição de Gauss, média e desvio-padrão, limite de confiança, cartas de controle e curvas de calibração). 7) Cuidados especiais (peróxidos, produtos químicos corrosivos, gases comprimidos, rotulagem, armazenamento, manipulação e descarte de substâncias químicas, incompatibilidade entre substâncias químicas no preparo de soluções). 8) Identificação e aplicação de vidraria e equipamentos de laboratório. 9) Normas de segurança, procedimentos de primeiros socorros em caso de acidentes, uso correto de EPIs e EPCs. 10) Riscos químicos (principais meios de penetração das substâncias químicas no organismo; conceito e classificação dos gases e vapores tóxicos, símbolos de produtos perigosos). 11) Técnicas de pesagem. 12) Transferência e medição de volumes de líquidos. 13) Titlação.14) Cálculos envolvendo concentração de soluções. 15) Preparação e uso dos principais indicadores ácido-base. 16) Preparo e padronização de soluções, padrões primários e secundários. 17) Noções básicas de calibração de instrumentos. 18) Procedimentos e técnicas para limpeza de vidrarias. 19) Elaboração de RTC (Relatório Técnico-Científico). 20) Operação de equipamentos mais comuns em laboratórios de Química, tais como: potenciômetros, colorímetros, balanças analíticas, centrífugas, destiladores, dentre outros. 21) Noções básicas de funcionamento dos sistemas de extração líquido-líquido, destilação simples e fracionada, recristalização, evaporação e filtração. 22) Tratamento do erro experimental.
APOSTILA SOMENTE NA OPÇÃO APOSTILA DIGITAL
(Enviada por E-mail)
Apostila no formato PDF Digital por Download – Até 70 MB
Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
Todo nosso material é desenvolvido de acordo com as normas da ABNT com o padrão da DOMINA, ou seja, garantindo um padrão de qualidade aos nossos concursandos.
Só na Domina Concursos, você concursando sai na frente com acesso aos melhores materiais, todos com exercícios práticos após o fim de cada conteúdo. Qualquer apostila adquirida, sendo ela Digital ou Impressa o concursando tem acesso a:
Apostila IFPR 2016 Técnico de Laboratório Química PDF
+
PROVAS ANTERIORES (Somente Download)
+
EXERCÍCIOS SIMULADOS(Somente Download)
+
BRINDES (Somente Download)
Comprando sua apostila você ainda leva de brinde um kit digital (realizado por download)
1.Como estudar para ser aprovado em provas, exames e concursos 2.Curso de Leitura Dinâmica, Técnica de Estudo, Concentração e Memorização 3.Livro – Curso De Leitura Dinâmica 4.Pegadinhas de Concursos 5.Técnicas de Redação
APOSTILA DIGITAL (DOWNLOAD – ENVIO POR E-MAIL)
APOSTILA DIGITAL NO FORMATO PDF (Pode Imprimir) Download disponível em até 48 horas, ou seja, o pagamento é aprovado e depois é realizado o envio no e-mail cadastrado no momento da compra.