Descrição
Apostila Jornalista Feira de Santana BA 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura de Feira de Santana BA 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Feira de Santana BA 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Noções de lógica. 2. Diagramas lógicos: conjuntos e elementos. 3. Lógica da argumentação. 4. Tipos de raciocínio. 5. Conectivos lógicos. 6. Proposições lógicas simples e compostas. 7. Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade.
Noções de Informática: 1. Internet e aplicativos. 2. Ferramentas de busca. 3. Navegadores (browser). 4. Correios eletrônicos. 5. Editores de apresentação. 6. Editores de planilhas. 7. Editores de texto. 8. Editores de apresentação. 9. Pacote Microsoft Office.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Teoria da Comunicação: correntes teóricas, principais linhas de pensamento. 2. Fundamentos do Jornalismo: história, práticas passadas e atuais, interesse público, imparcialidade, gêneros jornalísticos. 3. Fundamentos da linguagem audiovisual: rádio, TV, internet e as transformações causadas pela revolução digital. 4. Semiótica: signo, significado, significação, produção de sentidos, teorias semióticas, elementos estéticos. 5. Comunicação Comparada: produção e consumo de informação, controle, internacionalização, processos sociais, econômicos e políticos da Comunicação. 6. Ética Jornalística: valores universais e relativos, direitos autorais, liberdade de imprensa, responsabilidade, princípios constitucionais, Código de Ética. 7 Telejornalismo: produção, pauta, gravação e edição em TV, tecnologias e formatos. 8. Radio jornalismo: som, locução, produção de programas radiofônicos, reportagens. 9. Redação Jornalística: lide, pirâmide invertida, estrutura textual, prática de desenvolvimento de textos. 10. Fotojornalismo: técnicas, fotografia digital, fotorreportagem, análise e edição de imagens, produção de fotografias em campo e em estúdio. 11. Técnicas de Apuração e Entrevista: criação de pautas, observação, pesquisa, escuta, checagem, entrevista e fontes de informação. 12. Editoração: estética, edição de fotos, banco de imagens, planejamento e produção. 13. Jornalismo Digital: produção de notícias para sites e redes sociais, linguagens, tendências, conteúdos multiplataformas. 14. Jornalismo Impresso: prática de reportagem para os diversos veículos impressos (jornais, revistas, folhetins). 15. Jornalismo institucional: 15.1 História, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. 15.2 Notícia institucional. 15.3 A produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. 15.4 O papel do assessor de imprensa. 15.5 Sugestões de pauta, releases e artigos. 15.6 Organização de entrevistas. 15.7 Produtos de uma assessoria de imprensa. 15.8 Pauta institucional. 15.9 Canais e estratégias de comunicação interna. 15.10 Publicações jornalísticas empresariais: história; planejamento; conceitos; e técnicas. 16. Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento; Notas oficiais. 17. Relacionamento do jornalismo com as novas tecnologias de comunicação. 17.1. Gestão de portais corporativos. 17.2. Características, conceitos e aplicações de linguagens na web. 17.3. Padrões de website; Redação para mídias eletrônicas. 17.4. Adaptação de conteúdo para multiplataformas. 17.5. Comunicação on-line; Mídias web e digitais; Mídias sociais. Redes sociais. 17.6. Planejamento, produção e edição de publicações. 17.7. Técnicas de edição. 17.8. Comunicação como ferramenta de gestão. 17.9. Gestão de crises. Gestão de marca e imagem institucional; Práticas de gestão e resultados.