Descrição
Apostila Nova Cruz RN 2017 Técnico de Enfermagem
Apostila Específica para o Concurso da Prefeitura Municipal de Nova Cruz – RN
Cargo: Técnico de Enfermagem
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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Apostila Nova Cruz RN 2017 Técnico de Enfermagem
CONHECIMENTO BÁSICO
Português:
1. Organização do texto 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Fatores de coerência textual; 1.6. Progressão temática; 1.7. Paragrafação; 1.8. Citação do discurso alheio; 1.9. Informações implícitas; 1.10 Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica); 2.4. Organização do período simples e do período composto; 2.5. Pontuação; 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Técnico de Enfermagem:
1. PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM − Código de Ética e Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. − Entidades de Classe na Enfermagem. − Processo de comunicação e relacionamento interpessoal e terapêutico: meios de comunicação nos serviços de saúde, registro de enfermagem e humanização na assistência de enfermagem. − Estatuto do Idoso: capítulo IV – Do direito à saúde. − Estatuto da criança e do adolescente (ECA). 2. BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE ENFERMAGEM − Central de Material e Esterilização: Métodos, técnicas e soluções usadas nos processos de limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, estocagem. Manuseio de materiais estéreis e controle da esterilização. − Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar (IH) ou Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRAS): conceitos, causas, prevenção, controle e tratamento. − Medidas de Biossegurança e de Segurança do paciente nos serviços de saúde: Precauções Padrão e de isolamento. − Norma Regulamentadora 32. 3. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA − Vigilância em Saúde; PORTARIA GM N. 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. − Epidemiologia, vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas por alimentos, doenças infecciosas e parasitárias, doenças relacionadas ao trabalho e doenças e condições crônicas no Brasil e no mundo; acidentes e violência. − Epidemiologia: transição epidemiológica e demográfica no Brasil e no mundo, Sistemas de Informação em Saúde e Indicadores de saúde. − Programa Nacional de Imunização (PNI): calendários atuais de vacinação, rede de frio e cuidados de enfermagem na conservação, transporte e administração de vacinas. Eventos adversos relacionados às vacinas; Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). − Reforma Sanitária e evolução histórica das políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS): aspectos teóricos e legais (Artigos 196 a 200 da Constituição de 1988; Leis Orgânicas da Saúde; NOB; NOAS; Pacto pela Saúde; Decreto nº 7508/2011; Lei complementar nº 141/2012). − HUMANIZASUS − Política Nacional de atenção básica (PNAB): Estratégia Saúde da Família/Núcleo de apoio a Saúde da Família(NASF) /Consultório na Rua/Atenção domiciliar/Visita domiciliária. − Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): atributos, elementos, funções e redes prioritárias da RAS. − Estratégia amamenta e alimenta Brasil/ Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A / Saúde na Escola. − Planejamento, gerenciamento e avaliação das ações de saúde na atenção primária e na estratégia saúde da família. 4. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CLIENTE EM TRATAMENTO CLÍNICO E CIRÚRGICO − Processo de comunicação e relacionamento interpessoal e terapêutico: meios de comunicação nos serviços de saúde, registro de enfermagem e humanização na assistência de enfermagem. − Anatomia e fisiologia do ser humano e terminologias em saúde. − Semiotécnica aplicada à enfermagem; Posições para exames e procedimentos terapêuticos. − Assistência de enfermagem aos pacientes clínicos e cirúrgicos com problemas nos sistemas: respiratório, cardiocirculatório, digestivo, metabólico, neurológico, hematológico e imunológico, musculoesquelética ou articular e geniturinário. 5. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CLIENTES EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA − Cuidados de enfermagem em acidentes e eventos que caracterizam situações de emergência e urgência: Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV).6. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE EM ESTADO GRAVE − Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento, prevenção e assistência de Enfermagem nas urgências e emergências hospitalares: neurológicas e cardiovasculares. 7. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER, À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE − Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Rede cegonha. − Planejamento familiar e direito reprodutivo, pré-natal, cuidados de Enfermagem no trabalho de parto e parto: processo de trabalho de parto e parto normal, Complicações na gravidez, no parto e no puerpério. − Assistência de enfermagem ao recém-nascido, à criança e ao adolescente na atenção básica, média e alta complexidade. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, teste do pezinho; teste da orelhinha; teste do olhinho; teste do coraçãozinho, teste da língua. Saúde bucal infantil. Alimentação infantil. 8. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL − Políticas e legislação de Saúde Mental no Brasil. − Conceito, sinais, sintomas, tratamento e cuidados de enfermagem aos pacientes portadores de transtornos mentais e em situação de abuso e dependência de substâncias psicoativas.
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Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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