Descrição
Apostila Concurso Ouvidor Santa Gertrudes SP 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura Santa Gertrudes SP 2024
- Nível: FUNDAMENTAL E SUPERIOR
- Vagas: 90 + CR
- Inscrições Até: 12/12/2024
- Salário Até: R$ 3.343,27
- Taxa de Inscrição: R$ 35,00 A R$ 55,00
- Data da Prova: 05/01/2025
- Banca Organizadora: PUBLICONSULT
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, injunção etc. Gramática e Ortografia: Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas paroxítonas, proparoxítonas. Ortoepia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Notações léxicas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Formação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação e flexão das palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática – frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração – sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração – objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo etc. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas etc. Sinais de Pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.
Raciocínio Lógico e Matemático: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão, proporção e progressões. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Equação do 1.º grau. Média, mediana e moda. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Análise combinatória: contagem, fatorial, permutações, arranjo, combinação. Probabilidade. Geometria plana: ponto, reta, posição relativa entre duas retas, distância entre ponto e reta; inequações do 1º grau; área de triângulos. Reconhecimento de sequências e padrões. Compreensão de estruturas lógicas. Dedução. Conclusão. Princípios de contagem e probabilidade. Verificação da verdade dos argumentos.
Noções de Informática: Conceitos Básicos de Informática: hardware, software, periféricos, sistema operacional, navegadores, aplicativos. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, links, sites, busca e impressão de páginas etc. Segurança na Internet. Microsoft Windows (versão 11 em diante): conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos etc. Microsoft Office. Microsoft Word: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto etc. Microsoft Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados etc. Microsoft Outlook: adicionar conta de e-mail, criar mensagem de e-mail, encaminhar e responder e-mails, adicionar, abrir ou salvar anexos, adicionar assinatura de e-mail à mensagem, imprimir uma mensagem de e-mail etc. Microsoft Power Point: criação e formatação de apresentações, recursos, ferramentas, comandos etc.
Conhecimentos Gerais e Atualidades: Questões de conhecimentos gerais relacionadas à Política, Economia, Sociedade, Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Religião, História (Brasil e Mundo), Geografia (Brasil e Mundo) e eventos contemporâneos divulgados na mídia local, nacional e internacional.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Comunicação interpessoal e solução de conflitos. Excelência no atendimento ao cidadão. O enfoque na qualidade. O atendimento presencial, por telefone e por canais virtuais/eletrônicos. Manifestações em ouvidoria – sugestão, elogio, reclamação, denúncia, solicitação de informação. Fluxo de trabalho em ouvidoria – manifestações: recebimento, análise, encaminhamento, acompanhamento, resposta ao cidadão, encerramento. Noções de direito Administrativo: Princípios da administração. Organização Administrativa. Poderes da Administração. Poder de Polícia. Ato Administrativo. Agentes Administrativos. Processo Administrativo. Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, controle, formalização, execução e inexecução. Improbidade Administrativa. A Ouvidoria Pública: Funções da Ouvidoria Pública. O perfil do Ouvidor Público. Reconhecer os cidadãos como sujeito de direito. Organizar as solicitações dos cidadãos de forma adequada. Responder aos cidadãos. Linguagem cidadã. Analisar de reformular recomendações. Como funciona uma Ouvidoria Pública: Meios de Atendimento. O Atendimento ao Cidadão: A Ouvidoria mais perto do cidadão. Princípios orientadores de um bom atendimento. O que caracteriza o atendimento de qualidade. A importância da comunicação.
Leis e Normas: CGU. Manual de Ouvidoria Pública; BRASIL. Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação; BRASIL. Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor; BRASIL. Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; BRASIL. Lei nº 14.133/2021 – Licitações, Contratos e Convênios Administrativos; BRASIL. Lei nº 11.107/2005 – Consórcios Públicos; BRASIL. Lei nº 12.462/2011 e atualizações – Regime diferenciado de Contratações Públicas; BRASIL. Lei nº 8.987/1995 e atualizações – Serviços Públicos; BRASIL. Lei nº 11.079/2004 e atualizações – Parcerias Público Privadas; BRASIL. Lei nº 8.429/1992 e atualizações – Improbidade Administrativa; BRASIL. Lei nº 13.460/2017 – Dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública; GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cartilha de Ouvidoria Municipal; SANTA GERTRUDES. Lei Orgânica do Município de Santa Gertrudes; SANTA GERTRUDES. Lei Complementar nº 2661/2018 – Dispõe sobre o sistema de limpeza urbana do município e autoriza o poder público a delegar a execução dos serviços públicos e dá outras providências.