Descrição
Apostila Pref Águia Branca ES 2022 Professor Educação Infantil MaMPA
Cargo: Professor Educação Infantil MaMPA
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO IDCAP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$73,98 por R$36,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1.Compreensão e Interpretação de texto. 2. Tipos textuais (texto narrativo, dissertativo, expositivo, descritivo e injuntivo). 3. Gêneros textuais. 4. Coerência e coesão textual. 5. Linguagem Verbal e não verbal. 6. Variação linguística. 7. Discurso direto e indireto. 8. Funções da Linguagem. 9. Figuras da Linguagem. 10. Ortografia (Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). 11. Acentuação gráfica. 12. Sinais de Pontuação. 13. Classes de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Pronomes, Substantivos e Verbos. 14. Crase. 15. Estrutura e Formação de Palavras. 16. Significado de Palavras. 17. Concordância nominal e verbal. 18. Regência nominal e verbal. 19. Análise sintática: frase, oração e período. 20. Semântica: Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. Denotação e conotação.21. Redação Oficial.
MATEMÁTICA: 1.Conjuntos numéricos: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q), Reais (R): representação, ordenação, operações, problemas. 2. Operações numéricas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz). 3. Números fracionários: operações com números fracionários. 4. Números decimais: operações com números decimais. 5. Teoria dos números: pares / ímpares / múltiplos / divisores / primos / compostos / fatoração / divisibilidade / MMC / MDC. 6. Equações do 1º e do 2º grau. 7. Razão e proporção: propriedades das proporções e divisão proporcional. 8. Regra de três simples. 9. Porcentagem. 10. Resolução de situações problemas. 11. Tratamento da informação: gráficos e tabelas. 12. Áreas de figuras planas (triângulos, quadriláteros, círculos e polígonos regulares). 13. Função quadrática. 14. Função exponencial. 15. Função logarítmica. 16. Análise Combinatória Simples. 17. Noções de estatísticas e probabilidade. 18. Progressão aritmética e geométrica. 19. Juros simples e compostos.
INFORMÁTICA: 1.Principais componentes de um computador. 2. Funcionamento básico de um computador. 3. Função e Características dos Principais Dispositivos utilizados em um computador. 4. Conceitos básicos sobre hardware e software. 5. Dispositivo de entrada e saída de dados. 6. Noções de sistema operacional (Windows). 7. Internet: Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. 8. Editor de texto (Microsoft Office – Word 2010): Formatação de Fonte e Parágrafo; Bordas e Sombreamento; Marcadores, Numeração e Tabulação; Cabeçalho, Rodapé e Número de Páginas; Manipulação de Imagens e Formas; Configuração de página; Tabelas. 9. Planilha eletrônica (Microsoft Office – Excel 2010): Formatação da Planilha e de Células; criar cálculos utilizando as quatro operações; formatar dados através da Formatação Condicional; representar dados através de Gráficos. Configuração de Impressoras. 10. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware, etc.). 11. Procedimentos de backup. 12. Correio Eletrônico (e-mail).
CONHECIMENTOS GERAIS: 1.Lei Orgânica do Município. 2. Aspectos geográficos, históricos, artísticos, físicos, econômicos, sociais, políticos e estatísticos do Brasil, do estado e do município. 3. Símbolos nacionais, estaduais e municipais. 4. Atualidades nos assuntos relacionados com economia, história, política, meio ambiente, justiça, segurança pública, saúde, cultura, religião, esportes, inovações tecnológicas e científicas do mundo, do Brasil, do Estado e do município ocorridos até a data da realização da prova, divulgados na mídia local e/ou nacional. 5. Ética no trabalho.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Didática e Metodologia do Ensino. 2. Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução, monitoramento e avaliação. 3. O Sistema Nacional de Ensino Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 4. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 5. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 6. Avaliação. 7. Planejamento docente: dinâmica e processos. 8. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. 9. Interdisciplinaridade e transversalidade. 10. Mídias, comunicação e tecnologias na educação. 11. Educação Ambiental no âmbito da Escola Básica. 12Educação inclusiva. 13. Processos de Ensinar e Aprender Pedagogia da Infância: as diferentes dimensões humanas e os direitos da criança. 14. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. 15. Alfabetização e letramento. 16. Linguagem oral e escrita. 17. Produção de textos. 18. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. 19. Processos cognitivos na alfabetização. 20. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. 21. A formação do pensamento lógico da criança. 22. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. 23. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. 24. A função social da alfabetização. 25. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. 26. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. 27. As etapas do processo de alfabetização. 28. A importância da consciência fonológica na alfabetização. 29. A tecnologia a favor da alfabetização. 30. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. 31. A função social da escola pública contemporânea. 32. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. 33. A interação, brincadeira e o desenvolvimento infantil. 34. A linguagem simbólica. 35. O jogo, o brinquedo e a brincadeira. 36. Os três tipos de conhecimento: físico, social e lógicomatemático. 37. As concepções, orientações didáticas e áreas de abrangência do currículo Municipal de Educação Infantil. 38. A avaliação na educação infantil. 39. O planejamento do trabalho pedagógico. 40. Avaliação, Observação e Registro. 41. Projetos para a educação infantil. 42. Reflexões sobre a prática pedagógica: a organização do espaço e do tempo. 43. Cuidar e educar. 44. As relações da escola com a comunidade. 45. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).