Descrição
Apostila Pref Alto Alegre Pindaré MA 2020 Prof de Português
Cargo: Professor do 1º ao 9º Ano Português
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de gêneros textuais variados. Recursos de textualidade (coesão, coerência, relações intertextuais). Domínio da ortografia oficial: emprego das letras, pontuação e acentuação gráfica (Novo Acordo Ortográfico). Semântica (antonímia, sinonímia, paronímia, homonímia, polissemia e seus efeitos discursivos). Classes de palavras – flexões e suas funções textual‐discursivas: substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Domínio da estrutura morfossintática do período simples e composto: relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; concordâncias verbal e nominal; regências nominal e verbal; emprego do sinal indicativo de crase; funções e empregos das palavras “que” e “se”; emprego dos porquês. Estilística: figuras de sintaxe, de som, de palavras e de pensamento.
Noções de Informática:
Conceitos básicos de informática. Componentes básicos de um computador: hardware e software. Arquitetura básica de computadores e dispositivos periféricos. Dispositivos de armazenamento e cópia de segurança. Noções do sistema operacional Windows 10. Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Conceitos básicos de Internet: ferramentas, navegadores e aplicativos de Internet. Edição de textos, planilhas e demais documentos utilizando o Microsoft Office 2016.
Conhecimentos Pedagógicos:
Aspectos Filosóficos da Educação ‐ o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico‐ existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem: tendências liberais e progressistas. Aspectos Sociológicos da Educação ‐ as bases sociológicas da educação, a educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola/família/comunidade. Aspectos Psicológicos da Educação ‐ a relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem ‐ a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar ‐ a formação do professor; a avaliação como processo; a relação aluno/professor. A função social da escola: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel do professor e do aluno; A Base Nacional Comum Curricular ‐ BNCC (atualizada): Documento Curricular do Território Maranhense.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Concepções de língua‐linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos. Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário e do texto não literário. Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise, revisão e de reescrita de textos. Análise Linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise‐reflexão da língua/linguagem, os efeitos de sentido provocados pelos elementos linguísticos e estilísticos, a norma padrão e as outras variedades linguísticas. Linguagem oral e linguagem escrita: relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica; relações de independência, de dependência e de interdependência. O ensino de leitura e compreensão de textos: Estratégias de leitura. Metodologias do ensino de Língua Portuguesa. O processo de ensino‐ aprendizagem da Língua Portuguesa e o contexto das tecnologias digitais. Aspectos econômicos, sociais, históricos, geográficos e culturais do Município de Alto Alegre do Pindaré ‐ MA.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Pref Alto Alegre Pindaré MA 2020 Prof de Português