Descrição
Apostila Pref Alto Alegre Pindaré MA 2020 Prof ED Especial
Cargo: Professor de Educação Especial 1º ao 9º Ano
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de gêneros textuais variados. Recursos de textualidade (coesão, coerência, relações intertextuais). Domínio da ortografia oficial: emprego das letras, pontuação e acentuação gráfica (Novo Acordo Ortográfico). Semântica (antonímia, sinonímia, paronímia, homonímia, polissemia e seus efeitos discursivos). Classes de palavras – flexões e suas funções textual‐discursivas: substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Domínio da estrutura morfossintática do período simples e composto: relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; concordâncias verbal e nominal; regências nominal e verbal; emprego do sinal indicativo de crase; funções e empregos das palavras “que” e “se”; emprego dos porquês. Estilística: figuras de sintaxe, de som, de palavras e de pensamento.
Noções de Informática:
Conceitos básicos de informática. Componentes básicos de um computador: hardware e software. Arquitetura básica de computadores e dispositivos periféricos. Dispositivos de armazenamento e cópia de segurança. Noções do sistema operacional Windows 10. Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Conceitos básicos de Internet: ferramentas, navegadores e aplicativos de Internet. Edição de textos, planilhas e demais documentos utilizando o Microsoft Office 2016.
Conhecimentos Pedagógicos:
Aspectos Filosóficos da Educação ‐ o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico‐ existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem: tendências liberais e progressistas. Aspectos Sociológicos da Educação ‐ as bases sociológicas da educação, a educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola/família/comunidade. Aspectos Psicológicos da Educação ‐ a relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem ‐ a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar ‐ a formação do professor; a avaliação como processo; a relação aluno/professor. A função social da escola: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel do professor e do aluno; A Base Nacional Comum Curricular ‐ BNCC (atualizada): Documento Curricular do Território Maranhense.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Didática: concepções e objeto de estudo. Didática nas tendências pedagógicas. O papel da didática na formação do professor. Processo de ensino e aprendizagem: planejamento didático e seus componentes. Currículo e avaliação da aprendizagem.
FUNDAMENTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO ‐ A educação como direito constitucional. Princípios filosóficos da educação escolar brasileira. Lei Nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Lei Nº 10.172/01 (Plano Nacional de Educação‐PNE). Lei Nº 11.494/07 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação‐FUNDEB). LEI FEDERAL Nº 8069/90 ‐ Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; e suas alterações, especificamente os artigos: 1º ao 6º, 15 ao 18 e 53 ao 59; 60 ao 69; 208; 232 e 245. Lei nº 10.098/94 ‐ Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Lei nº 7.853/89 ‐ CORDE ‐ Apoio às pessoas portadoras de deficiência PARECER CNE/CEB Nº 13/09 E RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 04/09 ‐ Institui as Diretrizes Operacionais para atendimento educacional especializado na educação básica modalidade educação especial. Resolução CNE/CEB nº 02/01 ‐ Norma 021 Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Aspectos econômicos, sociais, históricos, geográficos e culturais do Município de Alto Alegre do Pindaré ‐ MA.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Pref Alto Alegre Pindaré MA 2020 Prof ED Especial