Descrição
Apostila Pref Alto Paraíso Goiás GO 2022 Psicopedagogo
Cargo: Psicopedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO QUADRIX
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: Lei Municipal nº 299/90 (Dispõe sobre a Lei Orgânica do Município de Alto Paraíso de Goiás); Lei Municipal nº 322/1991 (Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Alto Paraíso de Goiás).
POLÍTICA DE SAÚDE: 1 Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) –princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2 Controle social no SUS. 3 Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde. 4 Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 5 Lei nº 8.080/1990, Lei nº 8.142/1990 e Decreto Presidencial nº 7.508/2011. 6 Determinantes sociais da saúde. 7 Sistemas de informação em saúde.
REALIDADE ÉTNICA, SOCIAL, HISTÓRICA, GEOGRÁFICA, CULTURAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO BRASIL: 1 Formação e conômica de Goiás: amineração noséculo XVIII,a a gropecuária nosséculos XIXeXX, a estrada de ferro e amodernizaçãoda e conomia goiana, astransformações e conômicas comaconstrução de Goiânia e Brasília,industrialização,infraestruturaeplanejamento.2Modernizaçãodaagriculturaeurbanizaçãodoterritóriogoiano.3Apopulaçãogoiana:povoamento,movimentosmigratóriosedensidadedemográfica.4Economiagoiana:industrializaçãoeinfraestruturadetransportesecomunicação.5Asregiões. 42goianaseas de sigualdades regionais. 6 Aspectosfísicos dot erritóriogoiano: vegetação,hidrografia,climaerelevo.7AspectosdahistóriapolíticadeGoiás:aindependênciaemGoiás,oCoronelismonaRepúblicaVelha,asoligarquias,aRevoluçãode1930,aadministraçãopolíticade1930atéosdiasatuais.8AspectosdaHistóriaSocialdeGoiás:opovoamentobranco,osgruposindígenas,aescravidãoeculturanegra,osmovimentossociaisnocampoeaculturapopular.9Atualidadeseconômicas,políticas e sociaisdoBrasil,especialmente do EstadodeGoiás.e).
BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4 Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6 Educação Integral. 7 Educação do Campo. 8 Educação Ambiental. 9 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor. 10 Educação/sociedade e prática escolar. 11 Tendências pedagógicas na prática escolar. 12 Didática e prática histórico‐cultural. 13 A didática na formaçãodo professor. 14Coordenação Pedagógica. 14.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 15Processo ensino‐aprendizagem. 16 Relação professor/aluno. 17Compromisso social e ético do professor. 18Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 19Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 20Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 21O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 21.1 Função histórico‐cultural da escola. 21.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 22Projeto político‐pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. 23Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 24Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 25Políticas Públicas para a Educação Básica. 26Plano Nacional de Educação (PNE 2014‐2024). 27Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1 Psicologia da aprendizagem: teorias da aprendizagem, princípios básicos do Behavorismo e implicações educacionais, epistemologia genética de Jean Piaget, perspectiva sócio-interacionista de Vigotsky, a teoria da complexidade de Edgar Morin, a clínica psicanalítica da criança e do adolescente com dificuldades de aprendizagem. Competências e habilidades para atuar, intra e interdisciplinarmente, na escola e na comunidade escolar. 2 Teorias da aprendizagem: processo de ensino-aprendizagem, relação professor e aluno, bases psicológicas da aprendizagem. 3 Conhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados. 4 Universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar. 4.1 Implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor/aluno. 5 Função preventiva na atuação do psicólogo escolar: papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetênciana Educação Básica. 6 Necessidades especiais na aprendizagem. 6.1 Caracterização e orientação da pessoa com deficiência. 6.2 Alternativas de intervenção diagnóstica, práticas pedagógicas e apoio às adequações curriculares. 6.3 Orientação ao professor e à comunidade escolar. 7 Metodologia de projetos, interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade. 8 Educação continuada dos profissionais da escola: o trabalho do psicólogo com os professores e os servidores. 8.1 Educação corporativa, educação a distância, projeto pedagógico. 9 Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Apostila Pref Alto Paraíso Goiás GO 2022 Psicopedagogo