Descrição
Apostila Pref Analândia SP 2021 Professor de Educação Artística
Cargo: Professor de Educação Básica II de Educação Artística
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: Instituto INDEX
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionadas (preposição e conjunção), Flexão nominal, Concordância nominal, Flexão verbal: número pessoal e modo temporal, Concordância verbal, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa: a- termos da oração; b- coordenação e subordinação, Regência nominal e verbal, Colocação pronominal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos linguísticos (linguagem figurada), Redação, Interpretação de textos.
Matemática:
Propriedades, Simplificação de radicais, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações, Equações de 1o e 2o Graus – resolução – problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Conhecimentos Educacionais:
Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. (Artigos 5º, 6º, 205 a 214). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB -9394/96 Atualizada Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008 Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013. Lei Nº 13.005 de 25 De Junho 2014 – Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Base Nacional Comum Curricular 2017. PNA – Política Nacional de Alfabetização, 2019.
Conhecer a história da arte educação e suas determinantes sócio-culturais. Tendências pedagógicas da arte na educação. Relação ensino / escola / legislação. A teoria versus prática em arte na escola. Metodologias e concepções do ensino de arte. Tendências pedagógicas da arte na educação. Metodologias do ensino de arte. Contribuições da história da arte nas diferentes linguagens para o ensino da arte. História da arte universal. História da arte do brasil. Refletir sobre a prática da arte/educação buscando a transformação do pensar/fazer pedagógico na sua área de atuação. Reconhecer os códigos estéticos e artísticos de diferentes culturas. Identificar as linguagens artísticas por meio de suas gramáticas.. Artes visuais. Teatro. Dança. Música. Diálogo da arte brasileira com a arte internacional – museus, teatros, espaços expositivos. Pluralidade cultural: códigos estéticos e artísticos de diferentes culturas. Interculturalidade: a questão da diversidade cultural no ensino de arte. Contribuições da arte na formação do ser humano. O ensino de artes na base nacional comum curricular. Objetivos gerais no ensino de arte nas diversas linguagens: conteúdos; produção; apreciação; dimensões sociais. Avaliação em arte/educação. O ensino de arte na base nacional comum curricular 2017.
Apostila Pref Analândia SP 2021 Professor de Educação Artística