Descrição
Apostila Pref Angra dos Reis RJ 2019 Docente I Educação Infantil
Cargo: Docente I Educação Infantil 1º ao 5º Ano 4
Nível: Superior
Edital: Ver Edital
Quantidade de Páginas: 681
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Apostila Pref Angra dos Reis RJ 2019 Docente I Educação Infantil
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: 1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em Língua Portuguesa. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal em Língua Portuguesa; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. 9. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.
Conhecimento Específico
PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER – 1. Pedagogia da Infância: as diferentes dimensões humanas e os direitos da criança. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. 2. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. 3. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Processos cognitivos na alfabetização. 4. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. 5. A formação do pensamento lógico da criança. 6. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. 7. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. 8. A função social da alfabetização. 9. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. 10. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. 11. As etapas do processo de alfabetização. 12. A importância da consciência fonológica na alfabetização. 13.A tecnologia a favor da alfabetização. 14. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. 15. A função social da escola pública contemporânea. 16. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. 17. A interação, brincadeira e o desenvolvimento infantil.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 1. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. 2. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. 3. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. 4. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 6. Didática e organização do ensino. 7. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. 8. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. 9. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA – 1. Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 3. Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 4. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. 5. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. 6. Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – 1. Análise de textos, para reconhecer, dentre outros aspectos: o tema ou a ideia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 2. Os argumentos defendidos pelo autor; 3. O propósito ou finalidade pretendida; 4. A síntese do seu conteúdo global; 5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realiza; 6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática, metalinguística) que desempenha; 7. Relações de intertextualidade, como, por exemplo, a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem e/ou o efeito argumentativo da citação; 8. Informações explícitas e implícitas veiculadas; 9. O nível (formal ou informal) da linguagem; 10. As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 11. Elementos sequenciadores que asseguram a continuidade do texto; 12. Relações de referenciação e substituição; 13. relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e paronímia); 14. Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais; 15. Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; 16. Marcas linguísticas com base nas quais é possível identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – 1. Conjuntos: operações e problemas com conjuntos. 2. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. 3. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa, tempo, área, volume e capacidade. 4. Álgebra: produtos notáveis, equações, sistemas e problemas do primeiro grau, inequações, equação e problemas do segundo grau. 5. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. 6. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros e noções de matemática financeira. 7. Problemas de raciocínio. 8. Plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. 9. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. 10. Geometria espacial: poliedros, prismas e pirâmides, cilindro, cone e esfera, áreas e volumes. 11. Plano cartesiano: coordenadas, distâncias reta e circunferência.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – 1. Ambiente e Seres Vivos. 2. Ar atmosférico: composição, propriedades e importância da atmosfera e de seus componentes para a vida no planeta. 3. Água: importância, composição, propriedades, estados físicos da água, ciclo da água na natureza, uso racional e desperdício. 4. Solo: importância, composição, erosão, poluição e preservação. Caracterização geral e classificação dos seres vivos. 5. Animais: adaptações, reprodução e respiração. 6. Vegetais: adaptações, fotossíntese, respiração e transpiração. 7. Relações entre seres vivos e formas de obtenção do alimento; fluxo de energia ao longo das cadeias alimentares; desequilíbrio ecológico, suas causas e consequências. 8. Diferentes ecossistemas terrestres: componentes e características. 9. Ser Humano e Saúde: noções elementares de anatomia e fisiologia humana. Relações entre os diferentes sistemas (visão do corpo humano como um todo integrado). 10. Princípios básicos de saúde: doenças infectocontagiosas. 11. Aspectos biológicos, afetivos e culturais da sexualidade. 12. Métodos anticoncepcionais. 13. Energia: conceito, importância, formas, fontes e transformação. 14. Matéria: estrutura e propriedades. 15. Exploração de recursos naturais e seus impactos nos ecossistemas. 16. A produção de resíduos (lixo, esgoto e gases poluentes); causas e consequências; formas sustentáveis de descartar no ambiente. 17. Ética ecológica e social na obtenção dos recursos tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – 1. Fontes históricas, periodização e elementos históricos (homem, cultura, espaço e tempo). Formação da sociedade brasileira – os elementos formadores do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses, os africanos e os imigrantes. 2. Diferentes manifestações culturais. 3. Acontecimentos políticos, econômicos e socioculturais dos diferentes períodos da História do Brasil (colonial, imperial e republicano). 4. História do Estado do Rio de Janeiro (do século XVI aos dias atuais). 5. Construção dos conceitos de tempo: duração, simultaneidade, posterioridade e anterioridade. 6. Localização espacial: círculos terrestres, coordenadas geográficas, projeções cartográficas, pontos cardeais e colaterais. 7. Representação do espaço e linguagem dos mapas: escalas, plantas e convenções cartográficas. 8. Caracterização do espaço geográfico: relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação; transformações naturais e humanas. 9. Espaço brasileiro: população, urbanização, grandes divisões do espaço, recursos naturais, questão agrária e industrialização. 10. Espaço mundial: globalização e questão ambiental. 11. Posicionamento crítico para o desenvolvimento da cidadania.
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