Descrição
Apostila Pref Angra dos Reis RJ 2024 Docente II História
Cargo: Docente II História
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AOCP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do “que” e do “se”. Elementos de comunicação e funções da linguagem. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. Domínio dos mecanismos de coerência textual. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas na oração e entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.
Conhecimentos pedagógicos: 1. O processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica.; 2. O desenvolvimento de competências socioemocionais; 3. Educação Escolar Inclusiva; 4. Educação baseada em evidências; 5. Organização do trabalho pedagógico docente; 6. Saberes e práticas pedagógicas: literacia e numeracia; 7. Metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem; 8. A função social da escola pública; 9. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e o currículo escolar; 10. A diversidade sociocultural no ambiente escolar; 11. Avaliação da Aprendizagem.; 12. O impacto das avaliações em larga escala na educação escolar. FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO: 1. LDB – Lei no 9394/96 – Diretrizes e Base da Educação Nacional; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- Resolução CNE/CEB n.º7/2010 . 2. Resolução CNE/CEB n.º 7, de 14 de dezembro de 2010 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 3. Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atualizações. 4. Lei de inclusão – Lei n.º 13.146 de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência. 5. Educação ambiental. – Lei n.º 9795, 27 de abril de 1999, que dispõe sobre Educação ambiental e institui a Política de Educação Ambiental. 6. Lei no 10.639/03 – História e Cultura Afrobrasileira e Africana; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 7. PNE – Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. 8. Resolução CNE/CEB n.º 01 de 28 de maio de 2021, que institui as Diretrizes Operacionais para Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos aos seu alinhamento a política nacional de alfabetização e a base Nacional Comum Curricular e Educação de Jovens e Adultos a Distância. 8. Documento Orientador Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino – Resolução n.º 009, de 17 de março de 2023, que dispõe sobre o Documento Orientador Curricular como norteador das ações pedagógicas no âmbito das unidades de ensino da rede pública municipal de Angra dos Reis. 9. Resolução SEJIN no 036, de 22 de dezembro de 2022, que estabelece as diretrizes para a avaliação do processo do ensino aprendizagem de ensino da rede pública da rede pública municipal de Angra dos Reis. 10. Resolução SEJIN no 15, de 16 de maio de 2022 que estabelece e regulamenta procedimentos de monitoramento da frequência escolar dos estudantes da rede pública municipal de Angra dos Reis. 11. Resolução SEJIN no 020, de 26 de julho de 2022, que institui o sistema de avaliação da educação – AVALIAR – da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis 12. Decreto no 12.990, de 20 de abril de 2023, que dispõe sobre a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis – IDEAR. 13. Resolução SEJIN no 012, de 20 de abril de 2023, que regulamenta o Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis – IDEAR.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos teóricos do pensamento histórico. Métodos e abordagens do ensino de História em sala de aula. Pré-história: registros arqueológicos e sociedades pré-colombianas. História antiga (Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma). História medieval e moderna. História Contemporânea: Imperialismo europeu, liberalismo e socialismo, 1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra Fria, descolonização afro-asiática, conflitos no Oriente Médio. Reinos africanos e os impactos do tráfico Atlântico – séculos XVI ao XIX. História do continente Asiático (China, Índia): da origem à atualidade. História da América (Espanhola e Inglesa): movimentos sociais, conflitos políticos, estruturas econômicas e aspectos culturais – do período colonial à contemporaneidade. Brasil colônia: aspectos socioeconômicos. A construção do estado nacional e aspectos culturais durante o período imperial brasileiro. Brasil republicano: processo histórico e debate historiográfico. História dos negros e indígenas na formação da sociedade brasileira.
Apostila Pref Angra dos Reis RJ 2024 Docente II História