Descrição
Apostila Pref Barro CE 2024 Psicopedagogo
Cargo: Psicopedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: UNIVERSIDADE PATATIVA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e Compreensão de Texto; Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Ortografia; Significados das palavras – Sinônimos, Antônimos, Parônimos e Homônimos; Denotação e Conotação; Pontuação; Acentuação Gráfica e emprego do sinal indicativo de crase; Flexão do substantivo; Figuras de linguagem, Emprego dos Pronomes; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Fonologia: conceitos básicos, classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Emprego de tempos e modos dos verbos em português. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos.
CONHECIMENTOS GERAIS: (comum a todos os cargos de nível superior): Aspectos geográficos, históricos, políticos e administrativos do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de Barro-CE; Atualidades históricas científicas, sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientais e administrativas do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de Barro – CE.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Teorias sobre desenvolvimento e o processo ensino aprendizagem: Os estágios de desenvolvimento cognitivo; Noções de objeto, espaço, causalidade e tempo – a construção do real; A construção do raciocínio matemático e do social na criança; Pensamento e linguagem- alfabetização- le tramento; A visão construtivista do erro. O processo de socialização: abordagem psicossocial, teoria de Piaget,de Vygotsky; A importância do jogo e da brincadeira na infância. Educação escolar: desafios e compromissos: A relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão- atuaistendências; Fundamentos e diretrizes do ensino fundamental e da educação infantil; Currículoecidadania – desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; Escolainclusiva: acolhimento, socialização, aprendizagem. Gestão escolar e qualidadedeensino:Construção coletiva da proposta pedagógica da escola; O trabalho coletivo – aperfeiçoamentodaprática docente; O envolvimento dos professores na atuação dos colegiados e das instituiçõesescolares; Avaliação institucional e do desempenho escolar. Avaliação Educação Infantil; Cotidianoescolar – forma de aprender e socializar saberes, conviver, desenvolver valores de umavidacidadãeenfrentar questões de indisciplina e violência. Aprender e ensinar, construir e interagir: Construçãodo conhecimento; O ensino como intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal; Avaliação.Avaliação qualitativa e a importância da avaliação diagnóstica para o desenvolvimentodotrabalhoescolar; Conhecimentos prévios; Prática reflexiva na construção de competências paraensinar;Concepções de aprendizagem e teorias de ensino: a) Reforço – recuperação – atendimentoàdiversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos; b) Relação professor/aluno-construção de valores – atitudes cooperativas. Aprendizagem e ensino de Língua escritaeoral -leitura, produção de textos, ortografia; a fala que cabe à escola ensinar. AprendizagemeensinodaMatemática. Aprendizagem e ensino de História e Geografia. Aprendizageme ensinodasCiênciasNaturais. Temas transversais. Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: Carga social daescolaecompromisso social do educador – Concepções de Educação e Escola – Ética no trabalhodocente-Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas. construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. ProjetoPolíticoPedagógico. Diferenças e Preconceitos na escola. Currículo em ação. Avaliação. EducaçãoInclusiva.Gestão Participativa na escola. Alfabetização em processo. Reflexões sobre alfabetização. Apsicogênese da língua escrita. Constituição Federal de 1988 – ART 205 ao 219. Lei Federal 9394/96.Lei Federal 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente.
Apostila Pref Barro CE 2024 Psicopedagogo