Descrição
Apostila Pref Bauru SP 2021 Professor de Educação Básica Infantil
Cargo: Professor de Educação Básica Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: Comissão Própria
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Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1. Compreensão de textos. 1.2. Coerência e coesão textuais. 2. Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros textuais. 3. O sistema ortográfico do português – emprego de letras. 4. Acentuação gráfica e sinais diacríticos – de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. 5. Sintaxe de concordância e regência nominal e verbal. 6. Reconhecimento e uso significativo de diferentes recursos gramaticais no texto escrito (níveis: morfológico, sintático, semântico e textual) . 6.1. Formação de palavras – significado e sentido de morfemas. 6.2. Emprego de diferentes classes gramaticais na construção do texto escrito. 6.3. Flexão verbal – valor semântico dos tempos e vozes verbais, locuções verbais, tempos compostos e formas nominais do verbo; correlação entre tempos verbais. 6.4. Relações de sentido entre orações e segmentos do texto – coordenação e subordinação – conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 6.5. Emprego dos sinais de pontuação. 6.6. Denotação e conotação – figuras de linguagem
Atualidades:
Notícias, acontecimentos, fatos e/ou versões ocorridos no Brasil e no mundo divulgado a partir de janeiro de 2020, nos meios de comunicação referente às áreas de: cidadania, ciência, cultura, arte, comunicação, esporte, economia, educação, empregabilidade, ética, legislação, meio ambiente, negócios, novas tecnologias, política, saúde, sustentabilidade e redes sociais.
Psicologia do Desenvolvimento:
1. O desenvolvimento histórico-social do psiquismo humano: 1.1. O desenvolvimento do psiquismo: da natureza à cultura; 1.2. O psiquismo como imagem do real; 1.3. As funções psíquicas superiores em Vigotski; 1.4. Imaginação e realidade. 2. A periodização do desenvolvimento na psicologia Histórico-cultural: 2.1. A categoria atividade dominante e o desenvolvimento psíquico; 2.2. Primeiro ano de vida: a comunicação emocional direta; 2.3. Primeira infância: a atividade objetal manipulatória; 2.4. Idade pré-escolar: jogo de papéis.
Legislação:
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações. 2. Direitos da Criança e do Adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de l990. 3. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 atualizada. 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009 e Resolução CNE/CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. 5. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica – Resolução CNE/CEB nº 04/2010. Artigos: do 1º ao 13; do 18 ao 22; 29; do 42 ao 60. 7. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012. 8. Plano Municipal de Educação Bauru 2012/2022 – Documento de consolidação.
Gestão Escolar:
1. Gestão escolar e os princípios da administração na sociedade capitalista. 2. Gestão democrática: dinâmica escolar e gestão participativa. 3. Concepções de organização e gestão escolar. 4. Projeto Político Pedagógico: concepção e significado para orientação e planejamento do processo ensino-aprendizagem. 5. Gestão de recursos financeiros na educação pública. 6. A função social e política da escola e do gestor das escolas públicas de educação infantil. 7. A escola, sua dinâmica interna e suas relações com a sociedade: comunidade e família. 8. Avaliação do trabalho realizado na e pela escola: implicações para a organização pedagógica. 9. Conselhos escolares e gestão escolar. 10. Estudos de casos: a prática da gestão escolar como método de organização de meios para a qualidade da educação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1. Cuidar e educar na escola de Educação Infantil. 2. O currículo na Educação Infantil. 3. O planejamento pedagógico na Educação Infantil. 4. Organização do tempo e do espaço na escola de Educação Infantil. 5. A didática na Educação Infantil. 6. A construção coletiva de regras na escola de Educação Infantil. 7. Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. 8. Os campos de experiências na Educação Infantil. 9. Família e escola. 10. Educação especial na Educação Infantil.
Apostila Pref Bauru SP 2021 Professor de Educação Básica Infantil