Descrição
Apostila Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Educação Especial
Cargo: Professor de Educação Especial
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Vunesp
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
BEBEDOURO. Lei n.º 2.693, de 26/08/1997. Regime Jurídico dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 4.072, de 30/12/2009. Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Carreira dos profissionais da Educação do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 5.000, de 23/06/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação.
BEBEDOURO. Lei Complementar n.º 145, de 11/05/2022. Dispõe sobre a organização administrativa e reorganização do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Bebedouro e dá outras providências – Artigos: de 239 a 295 e de 308 a 332.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018, Brasília, pág. 07 – 23 e 241 – 246.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Capítulo III – Seção I – Da Educação – Artigos: de 205 a 214.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13/07/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos do 1º ao 24 e de 53 a 85.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 04, de 13 de julho de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.
BARROS, José D’Assunção. Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 23, e230093, 2018.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MORAN, José Manuel. Principais diferenciais das escolas mais inovadoras.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: uma teoria do conhecimento. 2. Ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48. reimper. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial – MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Lei Federal 13.146 de 06 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
SANTORO FRANCO, M. A. Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 964–978, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10370.
KUPFER, M.C. DAVINI, J. A importância da relação entre os pares para o ensino e a aprendizagem do aluno com EE. Et al. Práticas Inclusivas II: desafios para a aprendizagem do aluno-sujeito, São Paulo: Escuta/Fapesp:2020.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? Moderna São Paulo: 2003.
MARTINS, G. D. F.; ABREU, G. V. S.; ROZEK, M. Conhecimentos e crenças de professores sobre a Educação Inclusiva: revisão sistemática da literatura nacional. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, e 218615, 2020. MARTINS, G.D. F; STERNBERG, P. W.; ROZEK, M. Infância e Inclusão: Princípios inspiradores da atuação na Educação Infantil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Invest. Práticas. Lisboa, v. 5, n. 2, p. 126-143, set. 2015.
SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 7-18, 2005.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha, 1994.
Apostila Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Educação Especial