Descrição
Apostila Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Educação Física
Cargo: Professor de Ensino Fundamental II/ Educação Física
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Vunesp
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
BEBEDOURO. Lei n.º 2.693, de 26/08/1997. Regime Jurídico dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 4.072, de 30/12/2009. Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Carreira dos profissionais da Educação do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei n.º 5.000, de 23/06/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação.
BEBEDOURO. Lei Complementar n.º 145, de 11/05/2022. Dispõe sobre a organização administrativa e reorganização do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Bebedouro e dá outras providências – Artigos: de 239 a 295 e de 308 a 332.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018, Brasília, pág. 07 – 23 e 241 – 246.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Capítulo III – Seção I – Da Educação – Artigos: de 205 a 214.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13/07/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos do 1º ao 24 e de 53 a 85.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 04, de 13 de julho de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.
BARROS, José D’Assunção. Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 23, e230093, 2018.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MORAN, José Manuel. Principais diferenciais das escolas mais inovadoras.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: uma teoria do conhecimento. 2. Ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48. reimper. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
CARVALHO, A. M. A.; Pontes, F. A. R. Brincadeira é cultura. In: CARVALHO, A. M. A. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
CONNELL, R. W. Justiça, conhecimento e currículo na educação contemporânea. In: SILVA, L. H.; Azevedo, J. C. (Orgs.). Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1995.
HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KUNZ, E. Transformações didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 2009.
LIPPI, B. G. et al. Mídia e Futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 91-106, set. 2008.
NEIRA, M. G.; Nunes, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009a.
NEIRA, M. G.; Nunes, M. L. F. Praticando estudos culturais na Educação Física. São Caetano do Sul: Yendis, 2009b.
NEIRA, M. G. A. Educação Física. In: CANO, M. R. O. (Org.). A reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, 2011.
SIQUEIRA, D. C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2010.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica? Revista Pensar a Prática, Goiânia, V. 2, p. 119-135, jun./jul. 1998/1999.
Apostila Pref Bebedouro SP 2022 Professor de Educação Física