Descrição
Apostila Pref Belo Horizonte MG 2023 Professor Ciências
Cargo: Professor de Ciências
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FGV
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUÊSA: 1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo de crase; pontuação. 7. Estilística: figuras de linguagem. 8. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. 9. Variação linguística: a norma-padrão.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: 1. Constituição Federal de 1988 – Capítulo III, Seção I – da Educação. 2. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. 3. Resolução CNE/CP nº 02/2017, institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 4. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 5. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 6. Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. 2. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. 3. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. 4. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 6. Didática e organização do ensino. 7. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. 8. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. 9. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Ambiente e Seres Vivos. 1.1. Ar atmosférico: composição, propriedades e importância da atmosfera e de seus componentes para a vida no planeta. 1.2. Água: importância, composição, propriedades, estados físicos da água, ciclo da água na natureza, uso racional e desperdício. 1.3. Solo: importância, composição, erosão, poluição e preservação. 2. Caracterização geral e classificação dos seres vivos. 2.1. Animais: adaptações; reprodução e respiração. 2.2. Vegetais: adaptações; fotossíntese; respiração e transpiração. Relações entre seres vivos e formas de obtenção do alimento. 2.3. Fluxo de energia ao longo das cadeias alimentares. 2.4. Desequilíbrio ecológico, suas causas e consequências. 2.5. Diferentes ecossistemas terrestres: componentes e características. 3. Ser Humano e Saúde. 3.1. Noções elementares de anatomia e fisiologia humana. 3.2. Relações entre os diferentes sistemas (visão do corpo humano como um todo integrado). 4. Princípios básicos de saúde. 4.1. Doenças infectocontagiosas. 4.2. Aspectos biológicos, afetivos e culturais da sexualidade. 4.3. Métodos anticoncepcionais. 5. Recursos Tecnológicos. 5.1. Energia: conceito, importância, formas, fontes e transformação. 5.2. Matéria: estrutura e propriedades. 6. Exploração de recursos naturais e seus impactos nos ecossistemas. 6.1. A produção de resíduos (lixo, esgoto e gases poluentes), causas e consequências. Formas sustentáveis de descartar no ambiente. 6.2. Ética ecológica e social na obtenção dos recursos tecnológicos. 7. Procedimentos e estratégias de trabalho. 7.1. Problematização no ensino de Ciências. 7.2. Busca de informações por meio da observação, experimentação, leitura de textos informativos, entrevistas e excursão ou estudo do meio. 7.3. Sistematização de conhecimento. 8. Base Nacional Comum Curricular – competências específicas de Ciências no Ensino Fundamental.