Descrição
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Anos Iniciais
Cargo: Professor Anos Iniciais
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Os paradigmas educacionais. Teorias da Aprendizagem. Tendências pedagógicas. Organização do trabalho pedagógico: dimensões do planejamento de ensino. Didática na formação de professores: dimensões da prática docente e os processos de produção do conhecimento. Saberes necessários a formação docente. Níveis e tipos de planejamento na organização do trabalho docente. Fundamentos teórico-metodológicos e legais do currículo. Modalidades do currículo. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. Concepções de avaliação. Tipos, funções e características da avaliação. Avaliação na legislação educacional brasileira e documentos oficiais. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas na Educação Básica. Projeto Político Pedagógico: princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização da curricular na Educação Básica e a BNCC. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação 2014/2024: Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13/07/1990. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Políticas de financiamento da Educação Básica. A Educação Básica na Legislação Educacional Brasileira. As tecnológicas digitais como mediação no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental. As teorias que fundamentam a gestão educacional. A gestão dos sistemas e o processo de democratização de educação básica. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Ensino Fundamental: aspectos legais e pedagógicos. A proposta curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos teóricos, metodológicos e legais. Os desafios da evasão e repetência para elevação dos índices de avaliação do desempenho das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação especial e inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental: especificidades na organização do trabalho pedagógico. O Ensino Fundamental de nove anos: implicações nos anos iniciais. A organização do ensino por meio de ciclos: formas de avaliação e promoção das crianças. O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Psicogênese da Língua escrita. Concepções teórico-metodológicas do processo de alfabetização e letramento. Sistema de escrita alfabético/ortográfico. Fonética, fonologia e aquisição de língua materna – oralidade e escrita. Práticas discursivas, alfabetização e ensino da língua materna. A escrita como produção social. A leitura literária na escola do Ensino Fundamental. Os gêneros textuais na escola: alfabetização e letramento da criança. Fatores psicossociais e linguísticos na aquisição da leitura e da escrita. A Língua Portuguesa: classes gramaticais. Lingua Portuguesa: principais alterações do novo acordo ortográfico. Os conhecimentos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal; Operações com Números Naturais. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas. Tratamento da Informação: introdução à Estatística, Combinatória e Probabilidade. Conteúdos e materiais didáticos no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos de lugar, paisagem e região. Conteúdos e materiais didáticos no ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental. História e Geografia do Piauí. As Regiões Brasileiras: aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e físicos. As Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ser humano e o meio ambiente. A gestão escolar como atividade democrática e organizadora do trabalho educativo: gestão administrativa e financeira da escola. Os direitos humanos na educação da criança. O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional: determinações na organização e avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Anos Iniciais