Descrição
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Os paradigmas educacionais. Teorias da Aprendizagem. Tendências pedagógicas. Organização do trabalho pedagógico: dimensões do planejamento de ensino. Didática na formação de professores: dimensões da prática docente e os processos de produção do conhecimento. Saberes necessários a formação docente. Níveis e tipos de planejamento na organização do trabalho docente. Fundamentos teórico-metodológicos e legais do currículo. Modalidades do currículo. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. Concepções de avaliação. Tipos, funções e características da avaliação. Avaliação na legislação educacional brasileira e documentos oficiais. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas na Educação Básica. Projeto Político Pedagógico: princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização da curricular na Educação Básica e a BNCC. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação 2014/2024: Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13/07/1990. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Políticas de financiamento da Educação Básica. A Educação Básica na Legislação Educacional Brasileira. As tecnológicas digitais como mediação no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental. As teorias que fundamentam a gestão educacional. A gestão dos sistemas e o processo de democratização de educação básica. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Educação Infantil: aspectos históricos e conceituais. Docência da Educação Infantil: relações entre cuidar e educar. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. O desenvolvimento da criança para teoria construtivista e teoria histórico-cultural. Infância e criança na perspectiva da Sociologia da Infância. O brincar da criança e seu processo de desenvolvimento. O brincar na escola: tempos e espaços da criança. O papel do(a) professor(a) da educação infantil e o desenvolvimento integral da criança. Gestão da escola de Educação Infantil. Práticas pedagógicas na Educação Infantil. Princípios e concepções da proposta pedagógica da Educação Infantil. Planejamento na Educação Infantil: planos de ensino e metodologias de trabalho para crianças. Práticas avaliativas na Educação Infantil. A pedagogia de projetos na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Educação Infantil para criança do campo: especificidades da ação educativa. Família e escola de Educação Infantil: relações da unidade cuidado/educação no processo de desenvolvimento da criança. O currículo na Educação Infantil: dimensões da organização da proposta curricular. Educação especial e inclusiva de crianças na Educação Infantil: especificidades da ação educativa. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: tempos e espaços da criança na escola. A literatura infantil na mediação do processo de aproximação da criança com a cultura escrita. Concepções teórico-metodológicas do processo de alfabetização e letramento da criança. Alfabetização e ensino da língua materna. A escrita como produção social. A contação de histórias na mediação do processo de desenvolvimento da criança. Os gêneros textuais na escola. A criança e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. O desenho no processo de desenvolvimento da criança. A música como conteúdo e estratégia de ensino na escola de Educação Infantil. As artes visuais na escola: apreciação, fazer artístico e reflexão. A criança e a natureza na produção do conhecimento sobre o mundo. A criança e a aprendizagem sobre o espaço geográfico e transformações históricas do lugar onde vive. A linguagem corporal e o desenvolvimento da motricidade infantil. Documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil no país: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil.
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Educação Infantil