Descrição
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Espanhol
Cargo: Professor Espanhol
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Os paradigmas educacionais. Teorias da Aprendizagem. Tendências pedagógicas. Organização do trabalho pedagógico: dimensões do planejamento de ensino. Didática na formação de professores: dimensões da prática docente e os processos de produção do conhecimento. Saberes necessários a formação docente. Níveis e tipos de planejamento na organização do trabalho docente. Fundamentos teórico-metodológicos e legais do currículo. Modalidades do currículo. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. Concepções de avaliação. Tipos, funções e características da avaliação. Avaliação na legislação educacional brasileira e documentos oficiais. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas na Educação Básica. Projeto Político Pedagógico: princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização da curricular na Educação Básica e a BNCC. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação 2014/2024: Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13/07/1990. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Políticas de financiamento da Educação Básica. A Educação Básica na Legislação Educacional Brasileira. As tecnológicas digitais como mediação no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental. As teorias que fundamentam a gestão educacional. A gestão dos sistemas e o processo de democratização de educação básica. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Artículos definidos, indefinidos y neutro (lo); uso de el/un delante de palabras femeninas; preposiciones; contracciones; usos de muy y mucho; género y número de los adjetivos y substantivos; adjetivos y pronombres demostrativos; adjetivos y pronombres posesivos; uso de E/Y e de O/U; Modo indicativo y subjuntivo: presente de verbos regulares e irregulares; pretérito indefinido, compuesto e imperfecto de verbos regulares e irregulares; futuro perfecto; condicional simple; verbos pronominales: ir + a + infinitivo; uso del participio; uso del gerundio; pronombres personales sujetos; pronombres personales de complemento: lo, la, los, las, le; pronombres y adjetivos indefinidos; pronombres interrogativos, exclamativos y reflexivos; los heterosemánticos, los heterogenéricos y los heterotónicos; conjunciones; adverbios; reglas de acentuación gráfica; apócope, discurso directo e indirecto. Voz pasiva y voz activa. Figuras de lenguaje.
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Espanhol