Descrição
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Matemática
Cargo: Professor Matemática
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Os paradigmas educacionais. Teorias da Aprendizagem. Tendências pedagógicas. Organização do trabalho pedagógico: dimensões do planejamento de ensino. Didática na formação de professores: dimensões da prática docente e os processos de produção do conhecimento. Saberes necessários a formação docente. Níveis e tipos de planejamento na organização do trabalho docente. Fundamentos teórico-metodológicos e legais do currículo. Modalidades do currículo. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. Concepções de avaliação. Tipos, funções e características da avaliação. Avaliação na legislação educacional brasileira e documentos oficiais. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas na Educação Básica. Projeto Político Pedagógico: princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização da curricular na Educação Básica e a BNCC. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação 2014/2024: Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13/07/1990. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Políticas de financiamento da Educação Básica. A Educação Básica na Legislação Educacional Brasileira. As tecnológicas digitais como mediação no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental. As teorias que fundamentam a gestão educacional. A gestão dos sistemas e o processo de democratização de educação básica. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
NÚMEROS E OPERAÇÕES: Divisores. Múltiplos. Números Primos. Teorema Fundamental da Aritmética. MDC e MMC. Produtos notáveis. Fatoração de expressões algébricas. Equações e sistemas de equações polinomiais. Equações trigonométricas e exponenciais. Noções de conjuntos. Funções afim, quadráticas, logarítmicas, exponenciais, trigonométricas e polinomiais. Matrizes e determinantes. Progressões aritméticas e geométricas. Combinatória. Números Complexos. 2. ESPAÇO E FORMA: Principais figuras geométricas planas. Triângulos. Relações métricas e trigonométricas dos triângulos. Paralelismo. Congruência e semelhança de triângulos e de figuras planas em geral. Teorema de Tales e aplicações. Polígonos convexos. Circunferências. Comprimento da circunferência. Área e perímetro de figuras geométricas planas. Equações da reta e da circunferência. Sólidos geométricos: prisma, pirâmide, cone e esfera. Volume de sólidos geométricos. 3. GRANDEZAS E MEDIDAS: Sistemas de medidas padrão. Razões. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Porcentagem. Juro simples e composto. Probabilidade. Médias. Análise e interpretação de dados estatísticos apresentados em gráficos e tabelas. 4. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Resolução de problemas envolvendo raciocínio lógico. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: 5. O jogo como metodologia do ensino de Matemática. O ensino de Matemática por meio da resolução de problemas. Etnomatemática. Os materiais concretos e o ensino de Matemática. A história da Matemática e o ensino de Matemática. Modelagem matemática.
Apostila Pref Beneditinos PI 2022 Professor Matemática